Qua, 10 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Governo de Pernambuco e empresa chinesa vão firmar acordo de cooperação técnica com foco no metrô

Assinatura deve acontecer no prazo de 30 dias, quando técnicos da empresa farão nova visita ao estado

Secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira, e o presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Matheus Freitas, anunciam cooperação técnica com chinesesSecretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira, e o presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Matheus Freitas, anunciam cooperação técnica com chineses - Foto: Felipe Ribeiro/Folha de Pernambuco

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, André Teixeira (PSD), anunciou, na tarde desta quinta-feira (6), a realização de um acordo de cooperação técnica entre o governo do estado e a concessionária do metrô de São Paulo, CRRC-TIC, para a realização de um diagnóstico do sistema de transporte metropolitano do Recife, incluindo ônibus e metrô. 

O anúncio foi feito após um almoço entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e representantes da empresa chinesa de mobilidade, que cumprem uma série de compromissos em Pernambuco desde a quarta-feira (6), incluindo visitas aos terminais integrados e ao metrô. O secretário garantiu também a realização de uma nova visita técnica dos chineses ao metrô no prazo de 30 dias. 

“A gente vai conseguir, na volta deles, uma visita técnica, que vai acontecer daqui a uns 30, 40 dias. Nela já vamos celebrar um acordo de cooperação técnica, para poder trazer informações vindo da China direto para cá, trazer de lá para a gente poder fortalecer o transporte metropolitano como um todo”, declarou Teixeira.

A presença dos representantes da China em Pernambuco é o resultado da viagem feita pela governadora ao país asiático na segunda metade de outubro. De acordo com Teixeira, a governadora mostrou intenções claras de avançar na aquisição de novos trens e adiantou a recepção de orçamentos e prazos por parte da fabricante, considerada a maior do mundo em produção de trens. 

Mesmo com a iniciativa de Raquel Lyra, o metrô atualmente é administrado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e depende de investimentos federais. O governo estadual espera que o Metrô do Recife tenha o controle repassado pelo governo federal, para que seja iniciado o processo de concessão do equipamento. 

O secretário André Teixeira explicou que, para viabilizar os investimentos necessários para a recuperação do metrô, que hoje se encontra deteriorado, a governadora já pediu ao governo federal que faça o adiantamento de recursos. 

“A governadora pede a antecipação do governo federal desse investimento de R$ 1 bilhão. Estaria contemplada a compra de, pelo menos, seis trens novos, a manutenção e reforma das estações e manutenção de tudo que é preciso para estar funcionando, para que a gente possa entregar à população do Recife, a Região Metropolitana um transporte melhor em curtíssimo prazo”, pontuou o secretário.
 

 

Veja também

Newsletter