Governo de Pernambuco e empresa chinesa vão firmar acordo de cooperação técnica com foco no metrô
Assinatura deve acontecer no prazo de 30 dias, quando técnicos da empresa farão nova visita ao estado
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, André Teixeira (PSD), anunciou, na tarde desta quinta-feira (6), a realização de um acordo de cooperação técnica entre o governo do estado e a concessionária do metrô de São Paulo, CRRC-TIC, para a realização de um diagnóstico do sistema de transporte metropolitano do Recife, incluindo ônibus e metrô.
O anúncio foi feito após um almoço entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e representantes da empresa chinesa de mobilidade, que cumprem uma série de compromissos em Pernambuco desde a quarta-feira (6), incluindo visitas aos terminais integrados e ao metrô. O secretário garantiu também a realização de uma nova visita técnica dos chineses ao metrô no prazo de 30 dias.
“A gente vai conseguir, na volta deles, uma visita técnica, que vai acontecer daqui a uns 30, 40 dias. Nela já vamos celebrar um acordo de cooperação técnica, para poder trazer informações vindo da China direto para cá, trazer de lá para a gente poder fortalecer o transporte metropolitano como um todo”, declarou Teixeira.
Leia Também
• Alepe debate amanhã construção da Escola de Sargentos e Arco Viário Metropolitano
• Governadora Raquel Lyra confirma estadualização e concessão do Metrô do Recife
• João Campos defende gestão integrada da Região Metropolitana do Recife em seminário
A presença dos representantes da China em Pernambuco é o resultado da viagem feita pela governadora ao país asiático na segunda metade de outubro. De acordo com Teixeira, a governadora mostrou intenções claras de avançar na aquisição de novos trens e adiantou a recepção de orçamentos e prazos por parte da fabricante, considerada a maior do mundo em produção de trens.
Mesmo com a iniciativa de Raquel Lyra, o metrô atualmente é administrado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e depende de investimentos federais. O governo estadual espera que o Metrô do Recife tenha o controle repassado pelo governo federal, para que seja iniciado o processo de concessão do equipamento.
O secretário André Teixeira explicou que, para viabilizar os investimentos necessários para a recuperação do metrô, que hoje se encontra deteriorado, a governadora já pediu ao governo federal que faça o adiantamento de recursos.
“A governadora pede a antecipação do governo federal desse investimento de R$ 1 bilhão. Estaria contemplada a compra de, pelo menos, seis trens novos, a manutenção e reforma das estações e manutenção de tudo que é preciso para estar funcionando, para que a gente possa entregar à população do Recife, a Região Metropolitana um transporte melhor em curtíssimo prazo”, pontuou o secretário.



