Sex, 19 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Governo de Pernambuco encerra comemorações do bicentenário da Confederação do Equador

Durante um ano, ações por todo o estado celebraram o fato histórico 

Raquel Lyra irá encaminhar projeto ao Conselho Estadual de EducaçãoRaquel Lyra irá encaminhar projeto ao Conselho Estadual de Educação - Miva Filho/Secom

O bicentenário da Confederação do Equador teve as comemorações encerradas em solenidade no Palácio do Campo das Princesas nesta quarta-feira (2). A governadora Raquel Lyra (PSD) comandou o evento, ao lado da vice-governadora Priscila Krause, que coordenou a comissão de organização da celebração e de 21 instituições que participaram. 

No período de 2 de julho de 2024 a 2 de julho deste ano, várias ações foram realizadas por todo o estado, incluindo apresentações teatrais, debates, premiações de trabalhos escolares, lançamento de livros, editais, entre outros. O evento de encerramento teve a entrega de medalhas às pessoas que contribuíram com as atividades de comemoração. 

No evento, a governadora agradeceu aos que trabalharam em prol da celebração e ressaltou o amor dos pernambucanos pelos seus símbolos. Ela anunciou que vai solicitar ao Conselho Estadual de Educação que inclua a disciplina História de Pernambuco no currículo das escolas públicas estaduais. 

“Vamos encaminhar ao Conselho Estadual de Educação um pedido de resolução para que o ensino da história de Pernambuco passe a ser disciplina obrigatória na Rede Pública Estadual. Tenho plena convicção de que isso permitirá que nossas crianças e jovens tenham contato com a essência do nosso povo para crescer com os pés firmes na nossa história e o olhar voltado para um futuro melhor. Com isso, avançamos rumo a um Pernambuco mais próspero, justo e igualitário”, afirmou Raquel Lyra.

Emocionada, a vice-governadora Priscila Krause destacou que o foco da celebração é fazer a história de Pernambuco mais conhecida e perpetuar o legado de Frei Caneca. 

“Encerramos as atividades da Comissão Organizadora das Comemorações do Bicentenário da Confederação do Equador. O que fizemos já começa a virar história. História pensada por muitas cabeças, escritas por muitas mãos. Cabeças e mãos guiadas por corações genuinamente pernambucanos. (…) Nossa meta é reposicionar a Confederação do Equador e Frei Caneca na história do Brasil e disseminar conhecimento e o significado real dessa história. Nosso objetivo é que nos 300 anos da Confederação do Equador todos saibam quem foi Frei Caneca. E que saibam também que Pernambuco é a pátria da liberdade e da República do Brasil”, enfatizou.

Ao fim da solenidade, houve uma apresentação de dança por estudantes da Escola Estadual Confederação do Equador, do município de Paudalho e ainda a inauguração de uma estátua do líder revolucionário Frei Caneca na Praça da República, frente ao Palácio do Campo das Princesas.

Além de representantes de instituições que participaram das comemorações, o encerramento teve a presença do deputado estadual Antônio Moraes (PP), de secretários estaduais e auxiliares do governo.

Veja também

Newsletter