Grupos Feministas entregam carta de reivindicações ao Governo do Estado
Na tarde desta terça-feira (9), mais de 40 movimentos feministas se reuniram com a vice-governadora Priscila Krause e com a secretária estadual da Mulher, Regina Célia, para apresentar reivindicações para o Estado que incluem espaço no orçamento e na área da justiça socioambiental. Um documento foi entregue às duas que inclui ainda questões relativas ao encarceramento, trabalho e renda, enfrentamento à violência contra as mulheres, e também saúde e direitos sexuais e reprodutivos.
Segundo a integrante do PSOL e ex-deputada estadual pelo Juntas, Carol Vergolino, a pauta apresentada foi fruto do acúmulo das construções que ocorreram no último dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher. Os grupos também cobraram uma atuação mais presente do Estado. A carta abre dizendo que “nós exigimos que o Estado de Pernambuco se comprometa com a pauta abaixo relacionada, elaborada a partir de nosso manifesto coletivo de 2023”.
Entre as solicitações feitas, estão a garantia de um orçamento específico de políticas públicas para as mulheres em todas as secretarias do Estado; estruturação um programa estadual de habitação voltado para mulheres vivendo em áreas de risco de alagamento e deslizamento de barreiras; investigação de castigos que existem nas Colônias Penal Femininas de Pernambuco e no pavilhão feminino do Hospital de Custódia; Criação de programa estadual para ampliação de vagas de trabalho voltadas para as mulheres no mercado formal; expulsão dos agentes públicos que pratiquem violência contra as mulheres, entre outros. Políticas para as mulheres da população LGBTQUIAP+ também foram incluídas.



