Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Guarda Municipal do Recife tem novo comando e, pela primeira vez, uma mulher na linha de frente

Cláudio Luiz Gomes, 52 anos, será comandante, e Dione Pereira, a subcomandante

Dione Pereira e Cláudio Luiz GomesDione Pereira e Cláudio Luiz Gomes - Marcos Pastich/divulgação/PCR

Mais antiga Guarda Municipal do País, com 129 anos, a corporação do Recife passa ter um novo comando após quase uma década. O anúncio foi prefeito João Campos e o secretário de Segurança Cidadã, Murilo Cavalcanti, na tarde desta quinta-feira (13). O inspetor Cláudio Luiz Gomes, 52 anos, é o comandante da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR), que tem, pela primeira vez na história do município, uma mulher na linha de frente: a insepetora Dione Pereira, 54 anos, é subcomandante. 

“Dentro do critério de paridade de gênero, essa é a primeira vez na história da cidade que uma mulher assume o subcomando da Guarda. O comandante e a subcomandante, a partir de hoje, assumem definitivamente a liderança da Guarda Civil Municipal do Recife" declarou o secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti.

Cláudio Luiz Gomes e Dione Pereira entraram na guarda municipal através do mesmo concurso, em abril de 1992. “Quando chegamos, a Guarda tinha ainda poucos agentes. De lá pra cá, os desafios foram muitos, tivemos muitos avanços. Trabalhávamos em outras condições e hoje temos equipamentos melhores para atender às demandas da cidade.Nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho que foi iniciado com lealdade, profissionalismo, comprometimento e responsabilidade, para prestar um serviço de mais qualidade, aproximando cada vez mais a instituição da sociedade”, destacou Cláudio Luiz Gomes.

Desde agosto de 2017, Gomes era o subcomandante da Guarda Civil Municipal do Recife, onde auxiliou o comandante Marcílio Domingos e assumiu a função de comandante em suas ausência quando necessário. 

Primeira mulher na função de subcomandante, Dione Pereira vê a oportunidade como um momento de empoderamento feminino e negro. “Estou tendo esse privilégio que, pra mim, é muito gratificante”, comentou ela.

Por oito anos, Dione foi coordenadora da Brigada Maria da Penha, equipamento para a proteção das mulheres vítimas de violência no Recife - serviço é voltado para o acompanhamento das mulheres atendidas no Centro Clarice Lispector que solicitaram medidas protetivas. “Lá exerci meu papel com muita lealdade e transparência e saber que conseguimos atingir o objetivo de ajudar muitas mulheres que eram vítimas de violência, me deixa muito realizada e com sentimento de missão cumprida. Hoje as mulheres podem dizer que têm uma proteção na Guarda Municipal da cidade”, afirmou.

História
A Guarda Civil Municipal do Recife foi fundada em 22 de fevereiro de 1893. A instituição é a mais antiga do país. A corporação tem como missão resguardar o patrimônio e os equipamentos públicos da cidade, como parques, praças, museus, entre outros. Além da guarda patrimonial, atua também na Brigada Ambiental (ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e na fiscalização do trânsito (CTTU).

 

 

Veja também

Newsletter