"Hoje não existe quem faça interlocução entre Alepe e Palácio", diz Álvaro Porto, após saída de secretário da Fazenda
Presidente da Alepe afirma que Wilson de Paula sempre agiu no auge da crise entre os dois Poderes
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), lamentou a demissão do auditor fiscal Wilson José de Paula do comando da Secretaria da Fazenda do estado. Disse que a saída do agora ex-secretário, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (26), amplia a distância entre os dois Poderes.
"Wilson de Paula é uma pessoa de fino. Com essa demissão, hoje não existe nenhuma pessoa que faça a interlocução entre a Casa e o Palácio do Campo das Princesas. Ele fez isso o tempo todo e nunca fez questão de aparecer", cravou Álvaro Porto.
Leia Também
• Auditor fiscal Flávio Mota assume Secretaria da Fazenda de Pernambuco
• Presidente da Alepe cobra publicamente ao governo do estado o pagamento das emendas
• Saída de Wilson de Paula da Fazenda de Pernambuco surpreende, após gestão marcada por bom desempenho
Existe nos bastidores a informação de que a postura firme e tranquila, a gentileza e o domínio de gestão tenham provocado ciumeira, especialmente na Casa Civil. "Disso eu não sei, mas ele sempre ligava e conversava com os deputados. Fez o que a Casa Civil não faz", atestou o presidente da Casa de Joaquim Nabuco, adversário da governadora Raquel Lyra (PSD).
Segundo o deputado, Wilson de Paula agiu nos momentos mais difíceis e no auge da crise entre Legislativo e Executivo, especialmente no ano passado, quando o pagamento de emendas atrasou e a promessa do governo de quitá-las até dezembro de 2024 não foi cumprida.
"Ele sempre foi claro com a Casa. Nunca deixou de atender os deputados, nem de tirar as dúvidas. Sempre foi claro sobre a situação das emendas, e, sim, foi tão bom no trato político quanto é no técnico", exaltou Álvaro Porto, que ocupou a tribuna e cobrou o pagamento de emendas parlamentares algumas vezes.
Comunicados
A demissão de Wilson de Paula foi avisada pelo governo de Pernambuco em comunicado oficial à imprensa. A governadora agradeceu ao ex-secretário e anunciou o auditor fiscal e funcionário de carreira no estado Flávio Mota como substituto.
Também em nota, pelas redes sociais, o brasiliense que estava na gestão desde o início, em janeiro de 2023 se despediu e afirmou estar deixando o cargo com a certeza de ter dado o melhor para o fortalecimento das finanças e o desenvolvimento de Pernambuco.



