Humberto Costa exalta gestão de Danilo na Sudene e reforça defesa de protagonismo regional
Senador afirma que Danilo devolveu relevância à autarquia e projeta novos desafios políticos
Após a saída de Danilo Cabral do comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o senador Humberto Costa (PT) divulgou uma nota pública nesta terça-feira (5) em que reconhece o trabalho do ex-superintendente, indicado por ele ao cargo, e reafirma o compromisso com uma Sudene “relevante, atuante e comprometida” com as pautas do Nordeste.
“Quero externar meu reconhecimento público ao trabalho exemplar realizado por Danilo Cabral no comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Danilo reestruturou a instituição e devolveu a ela o seu protagonismo em defesa do povo nordestino”, afirmou Humberto.
A exoneração de Danilo, oficializada nesta terça, ocorre após forte pressão de lideranças cearenses e da concessionária responsável pela Transnordestina, que têm divergências com a condução do órgão em relação ao trecho da ferrovia entre Suape (PE) e Salgueiro (PE).
O movimento gerou reações de diversas lideranças políticas, sobretudo da bancada pernambucana.
Leia Também
• Danilo Cabral deixa comando da Sudene após pressão política de lideranças cearenses
• Adversário de Danilo Cabral, prefeito de Salgueiro defende permanência do gestor à frente da Sudene
• Em meio a articulações para sua saída, Danilo Cabral se reúne com líderes de federações
Reestruturar
Indicado para o cargo em 2023 pelo próprio Humberto Costa, Danilo foi responsável por reestruturar a autarquia e reposicionar a Sudene como instrumento estratégico para o desenvolvimento regional.
Na nota, o senador destacou a trajetória política e técnica de Danilo e projetou novos caminhos para o ex-superintendente. “Estou certo de que Danilo Cabral, um quadro de grande talento político e enormes qualidades técnicas, terá promissores desafios pela frente e de que seguiremos juntos na luta por Pernambuco e pelo Brasil”, escreveu.
Humberto também reiterou a importância da Sudene como espaço de articulação regional. “Nosso mandato continuará na defesa de uma Sudene relevante, atuante e absolutamente comprometida com as pautas de Pernambuco, do Nordeste e da nossa população”, concluiu.
Confira a nota na íntegra:
Nota sobre o trabalho de Danilo Cabral à frente da Sudene
Quero externar meu reconhecimento público ao trabalho exemplar realizado por Danilo Cabral no comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Danilo reestruturou a instituição e devolveu a ela o seu protagonismo em defesa do povo nordestino.
Estou certo de que Danilo Cabral, um quadro de grande talento político e enormes qualidades técnicas, terá promissores desafios pela frente e de que seguiremos juntos na luta por Pernambuco e pelo Brasil.
Nosso mandato continuará na defesa de uma Sudene relevante, atuante e absolutamente comprometida com as pautas de Pernambuco, do Nordeste e da nossa população.



