Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Humberto evita falar sobre possível demissão de Carlos Lupi e diz que decisão cabe ao presidente Lula

Senador alegou não ter elementos suficientes para posicionar-se sobre o melhor caminho a ser adotado

Senador Humberto Costa (PT), na abertura do 8º Congresso da Amupe, no Centro de ConvençõesSenador Humberto Costa (PT), na abertura do 8º Congresso da Amupe, no Centro de Convenções - Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

O senador Humberto Costa (PT) evitou, nesta segunda-feira (28), posicionar-se sobre a permanência ou não do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, à frente da pasta no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista ao jornal O Globo, Lupi admitiu saber das irregularidades no INSS.

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) descobrirem um esquema bilionário de desvios em aposentadorias e pensões, estimada pela PF em mais de R$ 6 bilhões nos últimos anos. Na última quarta-feira a operação "Sem Desconto" começou a apurar descontos irregulares feitos por associações que possuem convênios com o INSS. 

"Não tenho os elementos todos para poder tomar uma posição. O presidente Lula tem. Então, com certeza, se houver qualquer coisa que justifique a não continuidade dele (de Carlos Lupi), o presidente será o primeiro a promover essa destituição, a dizer que não há condição. Como até o momento o presidente não fez, imagino que ou ele está pensando, ou então já está convencido de que não há qualquer tipo de participação do ministro nessas irregularidades", avaliou Humberto Costa.

O senador, que participou da abertura do 8º Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Centro de Convenções de Olinda, também acredita que o ministro Carlos Lupi terá espaço para defender-se.

Depois da revelação do esquema fraudulento, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, nomeado por Lupi, foi demitido.

Veja também

Newsletter