Humberto evita falar sobre possível demissão de Carlos Lupi e diz que decisão cabe ao presidente Lula
Senador alegou não ter elementos suficientes para posicionar-se sobre o melhor caminho a ser adotado
O senador Humberto Costa (PT) evitou, nesta segunda-feira (28), posicionar-se sobre a permanência ou não do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, à frente da pasta no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista ao jornal O Globo, Lupi admitiu saber das irregularidades no INSS.
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) descobrirem um esquema bilionário de desvios em aposentadorias e pensões, estimada pela PF em mais de R$ 6 bilhões nos últimos anos. Na última quarta-feira a operação "Sem Desconto" começou a apurar descontos irregulares feitos por associações que possuem convênios com o INSS.
Leia Também
• Em balanço de alianças, Humberto avalia que PT apoiou mais PSB em disputas no Estado
• Humberto Costa aciona PGR contra deputado por fala sobre morte de Lula
• Humberto Costa defende unidade do PT para garantir sucesso nas eleições de 2026
"Não tenho os elementos todos para poder tomar uma posição. O presidente Lula tem. Então, com certeza, se houver qualquer coisa que justifique a não continuidade dele (de Carlos Lupi), o presidente será o primeiro a promover essa destituição, a dizer que não há condição. Como até o momento o presidente não fez, imagino que ou ele está pensando, ou então já está convencido de que não há qualquer tipo de participação do ministro nessas irregularidades", avaliou Humberto Costa.
O senador, que participou da abertura do 8º Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Centro de Convenções de Olinda, também acredita que o ministro Carlos Lupi terá espaço para defender-se.
Depois da revelação do esquema fraudulento, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, nomeado por Lupi, foi demitido.



