IAP promove debate sobre Inovação e Inteligência Artificial com Silvio Meira e Alexandre Pimentel
O evento ocorrerá a partir das 12h30 no restaurante Spettus, em Boa Viagem
O Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) realiza, nesta quinta-feira (20), seu primeiro almoço-palestra de 2025, abordando um dos temas mais relevantes da atualidade: Inovação e Inteligência Artificial.
O evento, que ocorrerá a partir das 12h30 no restaurante Spettus, em Boa Viagem, contará com a participação de dois especialistas no assunto: o professor e cientista Silvio Meira e o desembargador Alexandre Pimentel.
Presidido pela advogada Érika Ferraz, o IAP tem consolidado sua atuação na promoção de debates estratégicos para a advocacia pernambucana.
"A pauta é mais que oportuna para aprofundarmos conhecimentos e discutirmos o impacto da Inteligência Artificial no Direito", afirma Érika.
O evento será coordenado pelo advogado Sérgio Longo, responsável pela Comissão de Direito Digital do Instituto.
Especialistas
Com uma trajetória reconhecida na área de tecnologia, Silvio Meira é um dos idealizadores do Porto Digital e cientista-chefe da TDS Company. Em sua abordagem, ele pretende destacar a transformação profunda que a IA vem promovendo.
“IA não é só mais um recurso tecnológico, é um agente transformador que desconstrói paradigmas e redefine negócios, economia, a performance das pessoas e as relações sociais. O grande desafio de um mundo com IA é harmonizar ganhos exponenciais com um desenvolvimento que privilegie justiça e sustentabilidade”, ressaltou Meira.
Já o desembargador Alexandre Pimentel, integrante da Comissão de Inteligência Artificial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem sido referência no uso da IA no Judiciário.
Desde 2023, conseguiu zerar mais de 3 mil processos em seu gabinete ao utilizar um chatbot e outras ferramentas tecnológicas para otimizar o fluxo de trabalho.
Pimentel também atua como coordenador de um grupo de estudos no CNPq voltado para a aplicação da IA no Direito, levando em consideração que a automatização de processos judiciais pode reduzir significativamente a morosidade da Justiça e permitir que magistrados concentrem seus esforços em decisões mais complexas.
Leia Também
• Claude AI: inteligência artificial consegue controlar computador e ''trabalhar por você''
• No mês dos professores, campanha destaca os benefícios da Inteligência Artificial na rotina escolar
Debate
O Instituto dos Advogados de Pernambuco tem se destacado pela realização de eventos que promovem conhecimento e qualificação para advogados e juristas.
"O IAP vem firmando convênios importantes para a promoção de debates que favoreçam o desenvolvimento da advocacia no Estado", reforça Érika Ferraz.
A presidente do IAP, que também é a primeira mulher a ocupar o cargo nos 173 anos de história do instituto, enfatiza a importância de trazer discussões sobre tecnologia para a advocacia.
“A inteligência artificial já está impactando o direito de forma irreversível. Precisamos nos preparar para as mudanças que estão por vir e garantir que elas ocorram dentro de princípios éticos e jurídicos bem definidos”, afirma.
Outro ponto que deve ser debatido no encontro é a regulamentação do uso da IA no Brasil e no mundo.
O evento abordará os desafios legais, os impactos na sociedade e como advogados e juristas podem se adaptar às novas tecnologias.
“A grande questão global hoje não é mais se a IA deve ser usada, mas como ela será regulada e aplicada de forma justa e responsável”, acrescenta Érika.
As inscrições para o almoço-palestra ainda estão abertas e podem ser feitas diretamente com o Instituto. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (81) 99982-0032.



