João Campos defende permanência de Danilo Cabral no comando da Sudene
Prefeito do Recife destacou atuação “estratégica” do superintendente dentro do órgão
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), se pronunciou na tarde desta sexta-feira (1º) em defesa da permanência de Danilo Cabral no comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
A declaração ocorre em meio a rumores de que o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), teria articulado junto ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, um pedido ao presidente Lula para a substituição de Danilo, sob a justificativa de que ele estaria privilegiando Pernambuco na condução da Transnordestina.
“Danilo Cabral tem feito um trabalho sério e estratégico à frente da SUDENE. Resgatou o protagonismo do órgão e tem atuado com competência para fortalecer o desenvolvimento do Nordeste. Sua permanência é fundamental para que a região siga avançando com planejamento e justiça social”, escreveu João Campos, por meio da rede social X (antigo Twitter).
Leia Também
• Cinco entidades defendem manutenção de Danilo Cabral à frente da Sudene
• Coordenadores da bancada de deputados de Pernambuco saem em defesa de Danilo Cabral
A manifestação do prefeito soma-se à mobilização de pelo menos cinco entidades pernambucanas que, também nesta sexta-feira, divulgaram nota pública em apoio ao superintendente. Assinam o texto a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), o Centro das Indústrias do Estado de Pernambuco (Ciepe), o grupo Atitude PE, o Lide Pernambuco e o Crea-PE. Os empresários elogiam a postura de Danilo no estímulo a investimentos estruturadores e no diálogo com o setor produtivo.
Danilo Cabral tem feito um trabalho sério e estratégico à frente da SUDENE. Resgatou o protagonismo do órgão e tem atuado com competência para fortalecer o desenvolvimento do Nordeste. Sua permanência é fundamental para que a região siga avançando com planejamento e justiça
— João Campos (@JoaoCampos) August 1, 2025
A bancada federal de Pernambuco também entrou no circuito e vem articulando para garantir a permanência do ex-deputado federal à frente da autarquia. Danilo foi nomeado superintendente em junho de 2023, após trajetória marcada por cargos executivos e legislativos.
Procurado pela reportagem, o superintendente Danilo Cabral não respondeu até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto.



