Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

João Campos manda recado para "os que torcem contra"

Prefeito do Recife assinou ordem de serviço na Comunidade do Bem

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Durante a assinatura da ordem de serviço para a construção de um habitacional na Comunidade do Bem, Zona Sul do Recife, nesta segunda-feira (18), o prefeito João Campos (PSB) fez um discurso com uma crítica velada ao embargo de habitacional em Boa Viagem imposto pelo governo do estado.

Sem citar nomes, João afirmou: “E pros que torcem contra, digo uma coisa: na política, há três tipos de times. O time dos que fazem, o time dos que não fazem e o time dos que nem fazem e nem deixam os outros fazerem”. A fala foi interpretada como uma resposta à disputa entre a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado em torno do embargo da obra dos habitacionais Vila Aeronáutica I e II, em Boa Viagem, realizada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

A fala mais dura do evento foi feita por Cleto, que afirmou que a Câmara dos Vereadores não permitiria que o governo do estado trabalhe contra o povo do Recife. O discurso foi bastante aplaudido e até elogiado por João Campos.

O prefeito também aplaudiu os discursos do secretário de Habitação, Felipe Cury, e do vereador Júnior de Cleto (PSB), que criticaram diretamente o embargo da obra da gestão municipal. Cury classificou como “arbitrária” a ação da CPRH, que determinou a paralisação da derrubada de árvores no terreno da obra e aplicou multa de aproximadamente R$ 500 mil à gestão municipal.

O projeto habitacional Vila Aeronáutica I e II prevê a construção de 528 apartamentos em Boa Viagem, em um investimento de cerca de R$ 90 milhões, com recursos da Prefeitura e do Governo Federal. Segundo a gestão municipal, a intervenção visa atender 2,6 mil pessoas que já vivem na área em condições precárias.

O secretário reafirmou, nesta segunda-feira, que a Prefeitura possui licença emitida pelo município para a erradicação de 130 árvores, com previsão de replantio em dobro. “Quem diz ser a favor de árvore, na prática, parece estar contra as pessoas morarem aqui. O povo também merece viver em Boa Viagem”, declarou.

A disputa em torno do licenciamento ambiental é mais um capítulo na conturbada relação entre João Campos e Raquel Lyra, que devem se enfrentar na disputa pelo governo do estado no ano que vem. Enquanto o Governo do Estado sustenta a ausência de licença válida da CPRH, a Prefeitura insiste que a obra está regularizada e não será paralisada.

Veja também

Newsletter