João Campos sobre as creches prometidas pelo estado: "Isso não é fruto de disputa política"
Prefeito disse não ter intenção de atrapalhar e colocou-se à disposição para ajudar o governo
Dois dias depois de a Secretaria de Educação do Recife desmentir a informação da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), sobre a indicação de terrenos para construção de creches na capital, o prefeito João Campos (PSB) disse que a cidade está à disposição do estado e que a pauta não deve virar mote para briga política.
"Nosso interesse é colaborar, é ajudar. Jamais atrapalhar. Isso não é fruto de uma disputa política. Disputa política é na eleição. Eu fiz o dever de casa no Recife. A gente fez 10 mil vagas de creche. Em 485 anos, foram 6.500 vagas. Em menos de cinco anos, nossa gestão abriu mais de 10 mil vagas", declarou João Campos, na manhã deste domingo (12), logo após inaugurar a primeira etapa do Parque linear Roque Santeiro, às margens do Rio Capibaribe, nos Coelhos, bairro na área central.
Papel do estado
Na sexta-feira (10), em entrevista à Rádio Naza FM, na Mata Norte, a governadora afirmou que a Prefeitura do Recife pediu dez creches - entre as 250 prometidas para serem construídas em todos os 184 municípios pernambucanos - mas não indicou nenhum terreno, conforme definido pelo governo no programa Juntos pela Educação.
A proposta do estado, apresentada em junho de 2023, com o lançamento do Juntos pela Educação, é a de abrir 60 mil vagas de creche, com a construção de 250 unidades em todas as regiões. O estado fica responsável pela construção do imóvel e mobília e garante um ano de manutenção. A governadora reservou R$ 1,1 bilhão para a iniciativa, mas até agora não entregou nenhuma creche.
O Plano Plurianual previa a entrega de 40 unidades para 2024 e outras dez para este ano. A governadora vistoriou obras no bairro do Xique-Xique, em Caruaru, no Agreste, na quinta-feira (9), e em Timbaúba, na Mata Norte, na sexta (10) As primeiras devem ser entregues em dezembro, na Capital do Forró, cidade administrada por Raquel Lyra durante seis anos. Caruaru terá quatro creches. As outras serão nos bairros das Rendeiras, na Vila Cipó e no Salgado.
Desmentido
A Educação do Recife refutou. Informou ter apontado dez terrenos estaduais. O estado rejeitou nove e depois sugeriu outros seis, entre eles cinco para serem desapropriados. "O dever de casa tem que ser feito. E o que o Recife tiver que fazer, a gente vai fazer. O espírito é de colaboração. Não é para ser feito nenhum tipo de disputa em torno disso", reforçou João Campos.
Diretriz
Segundo o prefeito, ne época em que os terrenos foram indicados, em junho de 2023, houve uma diretriz da equipe para sugerir áreas pertencentes ao Estado. A ideia era facilitar a construção das unidades.
"Inclusive, o ativo imobiliário do Estado no Recife é maior que o da prefeitura. Como a gente fez o nosso modelo de expansão de creche em terrenos contíguos, ao lado das creches existentes, era prioridade nossa mapear 10 terrenos com dimensões suficientes para poder fazer as creches", justificou.
Atraso
Sobre reclamações de aliados da governadora de que o Recife também tem obras em atraso - como a reforma da Ponte Giratória, no Centro, e a construção do Hospital da Criança, na Zona Oete - João Campos declarou já ter explicado as razões várias vezes.
"Na Ponte Giratória, estava sendo feita uma obra quando foi identificada uma falha da construção da década de 70, e precisou ser feita outra obra. A previsão contratual é para o início do ano que vem, mas a gente deve adiantar", garantiu, sem anunciar prazos.
A reforma da ponte Giratória começou em outubro de 2023 e precisou ser retomada em setembro do ano passado após serem constatados novos problemas estruturais. Foi necessário fazer outra licitação. A última previsão para concluir os serviços é março de 2026.
Hospital
E o Hospital da Criança, a gente acrescentou um CDI, um centro de diagnóstico dentro do hospital, uma ecoterapia, um centro Té, e a gente vai entregar também no início do próximo ano.
"O importante é fazer e fazer bem feito, a exemplo dessa área aqui. Era um sonho de muitos anos que está sendo feito. Além das tantas vagas de creche, parques, praças, escolas, unidades de saúde. A gente está fazendo aquilo que tem que ser feito e batido o recorde de investimento ano a ano", sustentou.



