João Campos vai a Minas Gerais para fortalecer o PSB
Prefeito do Recife participa do congresso estadual do partido nesta quarta-feira
No último dia para realização dos congressos estaduais do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o prefeito do Recife e candidato único à presidência nacional da legenda, João Campos, tem um roteiro que já se apresenta desafiador.
Estará hoje em Minas Gerais, depois de participar dos encontros na Paraíba, no Ceará, em São Paulo e no Espírito Santo.
Leia Também
• João Campos inicia participação em congressos do PSB e vai a, pelo menos, cinco estados
• João Campos reúne líderes de diferentes partidos em congresso do PSB
• João Campos se reúne com Carlos Siqueira e intensifica articulação para comandar o PSB nacional
No segundo maior colégio eleitoral do país (16,5 milhões de eleitores), superado apenas pelo estado de São Paulo, o partido não fez nenhum deputado federal por Minas, em 2022.
Também não atingiu sequer 2% dos votos válidos no estado. Das 77 vagas na Assembleia Legislativa ocupa apenas duas. Precisa ganhar fôlego para as eleições do próximo ano.
Comando
O prefeito de Conceição do Mato Dentro, Otacílio Neto, assumirá a presidência estadual da sigla, substituindo o deputado estadual Noraldino Júnior
A articulação foi comandada por João Campos. Não existe um diretório do PSB no estado.
Filiações
A composição é de comissão provisória. Também são esperadas para hoje filiação de novos quadros.
Duas vezes candidata a prefeita de Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, Laiz Soares é uma das possíveis novas filiadas à sigla.
Ela foi chefe de gabinete da deputada federal Tabata Amaral, namorada do prefeito João Campos, e mantém relação próxima com o casal.
O 16º Congresso Estadual do PSB em Minas está previsto para começar às 18h30, no Auditório José Alencar, na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte.
Paraíba
Na noite da última segunda-feira, o prefeito João Campos participou do congresso da legenda em João Pessoa, no vizinho estado da Paraíba.
O evento reuniu prefeitos, vereadores, deputados estaduais, deputados federais e militantes.
Teve ainda a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), e do governador João Azevêdo Lins, que assumiu o comando da legenda, substituindo o deputado federal Gervásio Maia, e é pré-candidato ao Senado em 2026.
"Vivemos um momento em que o Brasil precisa de alternativas no campo democrático, e alguns estados são fundamentais nesse processo, como é o caso da Paraíba", declarou João Campos, em discurso registrado nas redes sociais.
Disposição
O prefeito acrescentou que estar no congresso do PSB na Paraíba lhe permitiu sentir a disposição do grupo. "Vamos fazer o PSB crescer ainda mais nos próximos anos", reforçou.
João Campos, hoje vice-presidente nacional do PSB,, deve ser eleito presidente no dia 1º de junho, no encontro em Brasília. Ele substituirá Carlos Siqueira, que preside a legenda desde 2014.



