Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

João da Costa convoca audiência para discutir situação do metrô do Recife

Vereador do Recife João da Costa (PT) Vereador do Recife João da Costa (PT)  - Carlos Lima/Câmara do Recife
No mesmo dia em que dois trens da Linha Centro do Metrô do Recife colidiram e deixaram um saldo de 67 pessoas feridas, a Câmara do Recife aprovou requerimento do vereador João da Costa (PT) em que convoca audiência pública para discutir a situação do sistema de transporte sob trilhos da capital pernambucana. A reunião ocorrerá no dia 23 de março, no Plenarinho da Casa de José Mariano, às 9h. Para o encontro, o petista convidará metroviários, representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e do Metrorec, especialistas, usuários e parlamentares da bancada federal de Pernambuco. O objetivo é discutir serviço e os impactos na mobilidade no Recife.

Desde o início do mandato, em 2019, João da Costa vem reiteradas vezes denunciando na tribuna da Câmara do Recife a falta de investimentos no metrô do Recife, um dos mais antigos e importantes modais nas grandes cidades brasileiras. Para o vereador, o sucateamento desse sistema de transporte público, por parte do Governo Federal, é uma tentativa de viabilizar a privatização do serviço. O petista lembra que o Metrorec está inserido num pacote já anunciado pela gestão Jair Bolsonaro (sem partido) de vender todo o sistema CBTU à iniciativa privada. Além do Recife, a companhia também possui operações nas cidades João Pessoa, Natal, Maceió e Belo Horizonte.

“O metrô do Recife transporta, diariamente, quase 400 mil pessoas nas linhas Centro e Sul. Isso tem um impacto importante na fluidez do trânsito e na mobilidade do Recife e das cidades da Região Metropolitana. O que aconteceu ontem, por pouco, não terminou em mortes. É um retrato claro do sucateamento e desinteresse do governo federal em buscar alternativas para modernizar esse serviço sustentável e lucrativo. Em vez disso, o governo Bolsonaro coloca em risco vidas humanas, põe a população contra metrô e busca vender para a iniciativa privada", ressalta João da Costa.

O vereador do PT destaca que a audiência pública vai buscar unir os diversos segmentos da sociedade, ouvir os trabalhadores e usuários para encontrar saídas viáveis para sobrevivência do sistema metroviário no Recife.

Veja também

Newsletter