João Paulo afirma que Lula não faz oposição a Raquel Lyra
Deputado estadual pelo PT também disse que o presidente tem “carinho” pela governadora
O deputado estadual João Paulo (PT) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem se posicionado contra a governadora Raquel Lyra (PSD). Segundo o parlamentar, Pernambuco é visto como prioridade pelo chefe do Executivo, que possui “carinho” pela governadora, e acrescentou que as principais figuras do PT no estado não fazem oposição à administração estadual. As declarações foram dadas durante entrevista concedida nesta terça-feira (16) à Rádio Folha 96,7 FM.
“Lula faz oposição à governadora? Não. Nossos senadores, Humberto [Costa] e Teresa [Leitão], fazem oposição à governadora? Não. O nosso deputado federal, Carlos Veras, faz oposição à governadora? Não. A nossa bancada faz oposição à governadora? Aprovamos os projetos [do governo] com unidade na bancada”, declarou.
O deputado não descartou a formação de um apoio formal da governadora Raquel Lyra e disse esperar que a chefe do Executivo estadual declarasse apoio à reeleição à candidatura à reeleição do presidente.
"Eu gostaria muito que ela já definisse o apoio ao presidente Lula", disse.
De acordo com João Paulo, apoios como o da governadora serão necessários para vencer as eleições do próximo ano e analisou que Lula e o PT não podem "fechar nenhuma porta" em relação à configuração de alianças eleitorais.
"O PT vai precisar muito [de apoio], nós não podemos fechar nenhuma porta no sentido da reeleição do presidente Lula", afirmou.
Eleições Estaduais
O deputado fez uma análise das possíveis candidaturas de João Campos e Raquel Lyra e comentou os resultados de algumas pesquisas eleitorais, que ainda desfavorecem a governadora. Segundo João Paulo, o resultado da eleição não está dado e reafirmou que a governadora não pode ser "subestimada".
"Não podemos subestimar [a governadora]. [...] A grande diferença de uma prefeitura para o governo do Estado, por mais bem avaliada que ela seja, chega muito [só] naquela cidade", afirmou. "O governo do Estado tem capilaridade e esse é o papel dele para chegar em todo o estado. Então, nós não podemos jogar na lata do lixo, não podemos perder. O que nós podemos capitalizar para a reeleição do presidente Lula a partir das próprias ações e investimentos do governo federal", completou.
Empréstimos
João Paulo também avaliou o impasse entre a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e a governadora Raquel Lyra para a aprovação dos empréstimos. O parlamentar lembrou que a governadora sancionou, nesta terça, o projeto de empréstimo, no valor de R$ 1,5 bilhão, após ter passado pelo crivo dos deputados estaduais.
A aprovação se deu após meses de disputa entre a Casa e o Palácio do Campo das Princesas. Na avaliação de João Paulo, a divergência é natural.
"Então eu acredito que isso faz parte do parlamento e eu acho que o melhor é a gente entender que isso [o impasse] passou e agora vamos apelar e fiscalizar os recursos, acompanhar o andamento", disse. "Aprovamos todos os projetos lá. Teve dificuldade, teve, mas faz parte da disputa política e do papel da Assembleia. Faz parte do papel da Assembleia", acrescentou.
Osmar Ricardo
O deputado também comentou as declarações do presidente do Diretório Municipal do PT do Recife, vereador Osmar Ricardo, que havia feito críticas às posições de João Paulo na Alepe, votando com o governo Raquel.
"Eu acho que o vereador está lá no papel dele. Acho que ele poderia também estar criticando a privatização dos parques, poderia estar criticando a perspectiva de privatizar a Rua Bom Jesus e outros problemas que a cidade tem", enfatizou.
Confira a entrevista completa:



