Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Juntos Pela Segurança aposta na integração de secretarias para combater à violência

Uma reunião foi realizada nessa segunda (8) para avaliar os números da segurança em Pernambuco

Reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança integrou diversas secretarias do EstadoReunião de monitoramento do Juntos pela Segurança integrou diversas secretarias do Estado - Hesíodo Góes/Secom


O Juntos pela Segurança, programa de combate à violência substituto do Pacto pela Vida, teve mais uma reunião realizada nessa segunda-feira (8), na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, no Recife. Com a governadora Raquel Lyra nos Estados Unidos para uma agenda em Havard, a governadora em exercício, Priscila Krause, presidiu a reunião, que promoveu uma integração com várias secretarias e órgãos do Estado. De acordo com o Governo, a reunião de monitoramento do programa é realizada semanalmente, com a finalidade de debater as metas e estratégias para o combate à violência. 

Entre as secretarias participantes estavam a secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional; Defesa Social; Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à violência; Administração Penitenciária e Ressocialização; Mulher; Criança e Juventude; Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, entre outras. 
A governadora em exercício, Priscila Krause, destacou a importância da integração para o sucesso do programa. “Para alinhar e integrar as políticas de prevenção à violência, é importante reunir as forças operacionais de segurança e a participação das secretarias, pois só assim conseguimos um resultado sólido, consistente e duradouro”, afirmou Krause. 

Também participaram da reunião o chefe da Polícia Civil, delegado Ronaldo Leite, o comandante da Polícia Militar, coronel Ivanildo Torres, o gerente-geral da Polícia Científica, Fernando Benevides, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Luciano Alves, o Secretário Executivo da Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho, entre outros representantes das forças operativas do Estado. 

Segundo o Governo, na reunião foram analisados os números e dados dos crimes ocorridos em Pernambuco, para a criação e ajuste das políticas públicas de enfrentamento ao problema. Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, a integração das secretarias é importante para a troca de experiências na construção dessas políticas. “Foi uma reunião bem abrangente, com a participação de mais de oito secretarias, cujo enfoque principal foram as ações de prevenção. Discutimos, por exemplo, o programa de abertura de escolas durante os fins de semana em comunidades, a expedição de carteiras de identidade para pessoas que estão no sistema prisional, e debatemos sobre a geração de emprego e cursos profissionalizantes”, explicou o secretário.

Veja também

Newsletter