Lia de Itamaracá se recusa a assinar contratos de atrações para evento na Ilha
Polêmica envolve Abertura de Verão da ilha
A secretária de Turismo, Cultura e Eventos da Ilha de Itamaracá, a cantora Lia de Itamaracá, está no centro de uma polêmica que envolveu a contratação de bandas e artistas para a Abertura do Verão, marcada para ocorrer entre de 5 a 7 de setembro.
Lia se negou ao assinar a contratação das atrações e denunciou não ter sido ouvida ou consultada pelo prefeito Paulo Galvão (PSDB) sobre a realização de eventos da cidade.
Em uma nota publicada no perfil de Lia de Itamaracá no Instagram, a secretária pediu aos vereadores da cidade que aprovem o desmembramento da pasta que ocupa para a criação de uma Secretaria Independente Especial de Cultura.
A Prefeitura chegou a divulgar a programação da Abertura do Verão, na praça do Pilar, contendo as apresentações de Conde Só Brega, Patusco e da atração nacional Molejo.
A relação entre Lia de Itamaracá e a gestão da Ilha de Itamaracá teve outros momentos de tensão, como em janeiro deste ano, quando a cantora denunciou que, apesar de ter sido anunciada como secretária do município não tinha sido convocada para, de fato, assumir a pasta.
Confira a nota divulgada por Lia de Itamaracá na íntegra:
A Secretária de Turismo, Cultura e Eventos vem, por meio deste, expressar sua grande expectativa e entusiasmo em atuar de forma dedicada e aprofundada na área da Cultura. Este anseio se concretizará tão logo a gestão municipal finalize o processo de desmembramento da atual Secretaria, que passará a ser denominada Secretaria Independente Especial de Cultura.
A Secretária reitera seu compromisso e a honra em participar ativamente da gestão que a convidou para esta relevante missão, convite aceito com grande satisfação e responsabilidade.
Nesse contexto, faz-se imperativo exaltar a valiosa contribuição da Câmara de Vereadores, cuja atenção a esta demanda é fundamental. A celeridade no desmembramento da Secretaria de Cultura, em conformidade com as orientações dos órgãos públicos pertinentes, constitui um passo crucial para o pleno desenvolvimento das ações culturais em nosso município.
Adicionalmente, a Secretária informa que, até o presente momento, os eventos e ações promovidos pela Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos não contaram com qualquer colaboração ou participação de sua parte ou de sua equipe. Reitera-se que não houve, por parte da Secretária ou de sua equipe, qualquer autorização de despesas ou consulta prévia sobre a realização de quaisquer eventos.
É com imensa satisfação que a Secretária, aos 82 anos de idade e com uma trajetória dedicada à arte e à cultura popular, aceita esta oportunidade ímpar. Sente-se honrada em poder transpor para a gestão pública a mensagem de conscientização que sempre pautou sua vida artística: a importância e o valor inestimável da Ilha de Itamaracá para cada ilhéu, morador e amante deste lugar.
A oportunidade de contribuir para que essa consciência se enraíze na gestão é um dos maiores propósitos desta nova fase.
Por fim, a Secretária e sua equipe se orgulham e se empenharão com total dedicação para honrar o convite do Prefeito Paulo Galvão, certos de que, com a efetivação da nova estrutura, poderão contribuir significativamente para o fomento e a valorização da cultura em nossa cidade.



