Sex, 12 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Liana Cirne defende dois palanques para Lula em Pernambuco: "Cenário ideal para o PT"

Vereadora diz que apoio a João e Raquel depende de compromissos com Lula e Humberto Costa

Vereadora do Recife, Liana Cirne (PT), em entrevista à Rádio Folha 96,7Vereadora do Recife, Liana Cirne (PT), em entrevista à Rádio Folha 96,7 - Arthur Botelho/ Folha de Pernambuco

A vereadora do Recife Liana Cirne (PT) afirmou, nesta sexta-feira (25), que o cenário ideal para o Partido dos Trabalhadores em Pernambuco nas eleições de 2026 seria a existência de dois palanques de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva: um liderado pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), e outro pela governadora Raquel Lyra (PSD).

Em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM, Liana destacou que essa construção dependerá das movimentações da própria governadora. 

“Nós temos dois palanques aqui em Pernambuco, é o cenário ideal, mas isso depende da própria governadora Raquel Lyra — se ela de fato vai fazer uma transição, se ela de fato vai estar no palanque do presidente Lula. Contudo, se nós tivermos dois palanques para o presidente Lula em Pernambuco, seria o ideal para nós. Mas isso não depende do PT”, declarou.

Questionada sobre possíveis antecipações da disputa eleitoral de 2026, Liana minimizou a leitura de que João Campos ou Raquel Lyra já estejam em campanha. Para ela, ainda não há definições sobre as composições no estado, que dependerão de decisões nacionais e da postura dos eventuais candidatos em relação ao governo Lula.

“Não acho que haja nenhuma antecipação para 2026. 2026 ainda vai ser definido dependendo de deliberações nacionais e, principalmente, de quem vai estar com o presidente Lula no palanque. De quem vai apoiar a reeleição do senador Humberto Costa (PT), de quem vai assumir o compromisso de ampliar a bancada federal do PT. Tudo isso está sendo definido. Não tem nada definido”, concluiu.

Atuação
Segundo a vereadora, o partido, enquanto governo federal, tem atuado em conjunto com as duas gestões, tanto municipal quanto estadual. 

“O PT, como governo, está junto tanto do prefeito João Campos quanto da governadora Raquel Lyra. Afinal de contas, estamos na terra do Lula”, reforçou.

Liana destacou que, apesar de eventuais disputas eleitorais, o foco do partido deve ser manter o trabalho conjunto em prol da população pernambucana. Ela citou parcerias envolvendo obras de infraestrutura e políticas sociais, como a ampliação do acesso à água e a distribuição de benefícios federais.

“Para levar água junto ao governo do estado, o governo do PT desempenha um papel fundamental, por exemplo, com a ampliação das adutoras. Para interiorizar a educação, tanto as escolas quanto as universidades. Junto à Prefeitura do Recife, nós temos 150 mil famílias beneficiárias de Bolsa Família só na cidade do Recife, 98 mil pessoas beneficiárias de BPC, sendo 48 mil pessoas com deficiência e outras 48 mil pessoas idosas”, detalhou.
 

Veja também

Newsletter