Ter, 09 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Luciano Duque recebe homenagem na Festa do Bacamarteiro de Bonito

Evento acontece há 120 anos e reúne grupos de todo o Estado

Deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) é homenageado por bacamarteirosDeputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) é homenageado por bacamarteiros - Foto: Divulgação

O deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) participou, na quinta-feira (29/06), da Festa do Bacamarteiro, em Bonito, no Agreste pernambucano. O evento, que acontece há 120 anos, reuniu dezenas de grupos de bacamartes de todo o Estado, em desfile pela cidade. A iniciativa é da Associação de Bacamarteiros da Cidade de Bonito – Batalhão 15.

De uniformes que lembram soldados e elementos da indumentária sertaneja (chapéu de cangaceiro e sandálias de couro), homens e mulheres, de todas as idades, desfilaram pelas ruas de Bonito com seus bacamartes até a Paróquia de São Sebastião, onde participaram de uma missa. De lá, seguiram até a Coluna de São Pedro, de onde saíram ainda em desfile, até o pátio de eventos para finalizar o cortejo com salvas de tiros. 

“Os bacamarteiros já se tornaram parte tradicional da nossa festa junina. Esses homens e mulheres têm que ser valorizados por manterem viva essa tradição secular, que mescla religiosidade e história, preservando a cultura e fortalecendo a comunidade”, disse Luciano Duque.

Homenageado no evento por seu apoio à cultura popular do Estado, o deputado agradeceu o reconhecimento. “Agradeço ao amigo Wladimyr Espíndola, integrante do Batalhão 15, e ao presidente da associação, José Ednilson, pela homenagem, e coloco o mandato à disposição para apoiar o movimento”, acrescentou o parlamentar.

Também participaram do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), o deputado estadual João Paulo (PT) e o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB).

Veja também

Newsletter