Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Lula destaca papel de Humberto Costa na construção da fábrica de hemoderivados

Com investimento de R$ 1,9 bilhão, unidade foi inaugurada nesta sexta (14), em Goiana, na Mata Norte

Lula destaca papel de Humberto Costa na construção da fábrica de hemoderivadosLula destaca papel de Humberto Costa na construção da fábrica de hemoderivados - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem alertado para a importância de reeleger o senador Humberto Costa (PT), aproveitou a inauguração da fábrica de hemoderivados para destacar a participação do então ministro da Saúde, na concretização do investimento. 

“A gente certamente não estaria aqui hoje se Humberto não tivesse sido o ministro da Saúde. Eu autorizei fazer, mas quem pensou foi ele”, argumentou o presidente Lula na abertura do discurso nesta sexta-feira, na Hemobras, em Goiana, Mata Norte de Pernambuco. Em seguida, pediu ao senador que se levantasse para relatar um pouco da história que consolidou a fábrica como a maior da América Latina.

Ministro da Saúde entre os anos de 2003 e 2005, quando saiu para disputar uma vaga ao governo de Pernambuco, Humberto Costa lembrou que na época era grande a disputa pela fábrica. 

“Era o pessoal do Butantan (em São Paulo), era o pessoal de Minas Gerais. Todo mundo queria essa fábrica para lá e nós dizíamos que Pernambuco, não só já tinha uma tradição nessa área, tinha grandes técnicos, como tinha a condição e a capacidade de fazer esse investimento”, relembrou, acrescentando ter negociado com o governador à época, Jarbas Vasconcelos para que o estado garantisse o que fosse preciso. 

A unidade recebeu investimentos na ordem de R$ 1,9 bilhão. Vai produzir medicamentos a partir do plasma humano coletado em doações voluntárias realizadas em todo o país.

 

Veja também

Newsletter