Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Manual de Sexologia Forense é lançado na Câmara do Recife

Na manhã desta quarta-feira (16), a vereadora Michele Collins (PP) promoveu uma reunião pública para o lançamento do livroNa manhã desta quarta-feira (16), a vereadora Michele Collins (PP) promoveu uma reunião pública para o lançamento do livro - Divulgação
Na manhã desta quarta-feira (16), a vereadora Michele Collins (PP) promoveu uma reunião pública para o lançamento do livro Manual de Sexologia Forense e Atendimento às Mulheres, Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, de Eveline Catão, médica legista coordenadora do Serviço de Sexologia do Instituto Médico Legal de Pernambuco. “O Manual busca esclarecer as atribuições e competências dos profissionais que atuam na área de sexologia, bem como a utilização de protocolos e fluxograma de atendimento às vítimas de violência sexual”, enfatizou a parlamentar.

Segundo dados da vereadora Michele Collins, o Brasil ocupa a quinta posição na taxa de feminicídio, ou seja, o homicídio praticado contra a mulher. “Portanto, é oportuno que este Poder seja o espaço para o lançamento desta importante obra, como o perfil das vítimas de exploração sexual, os exames laboratoriais em casos de violência, entre outros. Não só Pernambuco será beneficiado, mas o Brasil inteiro”.

Michele Collins citou que o Manual de Sexologia Forense e Atendimento às Mulheres, Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência contém uma linguagem clara, didática e parabenizou a autora. “É uma importante fonte de consulta para estudantes, estudiosos e aqueles com compromisso voltado a uma sociedade livre da violência e que atuam em diversas áreas, como é o caso da segurança pública, na garantia dos direitos fundamentais da pessoa humana e, consequentemente, na construção de uma sociedade mais justa e cidadã. É uma honra para nós”.

Segundo a parlamentar, Eveline Catão possui uma extensa folha de serviços prestada à causa, tendo realizado vários atendimentos de casos de violência. “Não posso deixar de fazer referência à ilustre autora, que é formada em medicina pela Universidade de Pernambuco, com residência médica em ginecologia e obstetrícia. Ela trata com propriedade este assunto, visto sua experiência no atendimento a diversos casos de violência, sendo sexual, física ou psicológica, por meio de uma revisão com a finalidade precípua de contribuir, especialmente, com as vítimas e à população”, enalteceu Michele Collins.

Eveline Catão agradeceu o convite da vereadora Michele Collins para o lançamento do livro que considera beneficiar toda a população. “Não é um simples lançamento de um manual. É um material destinado aos cidadãos, cidadãs e profissionais e que funciona como um instrumento de informação e humanização”. A médica exibiu slides explicando o funcionamento do Instituto Médico Legal e das obras que foram realizadas para a adequação no atendimento da mulher ou criança vítima de violência. “Percebemos que o atendimento era deficitário e o ambiente precisava mudar. Fizemos uma reestruturação física, houve a humanização do pessoal adequando técnicas com envolvimento de vários profissionais e agora possuímos um espaço adequado à vítima, à triagem e coleta de material comprobatório”.

A autora também mostrou dados da violência sexual no estado de Pernambuco. “Durante seis meses, de janeiro a junho, foram 672 casos no Recife e o número de atendimentos no IML Recife representa 600 a 700 em um ano. Ou seja, em torno de 1000 pessoas e queremos é diminuir esse número”.

Ademir de Oliveira, gestor do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), analisou positivamente a publicação do livro. “Com o lançamento dessa importante obra, todos e todas terão uma noção do trabalhado relevante que o Instituto Médico Legal presta para toda a sociedade”.

Mauro Catunda, vice-gestor do IML no Recife, disse que o órgão, por meio de Eveline Catão, estava realizando um sonho com a publicação do livro. “Fizemos Academia de Polícia juntos e no final de 2012 tivemos uma noção clara de que a atividade médica pericial é muito valorosa e deve ser realizada com bastante zelo e cautela. Achávamos que poderíamos fazer mais, demos um passo importante em relação à qualidade do atendimento com a criação do setor voltado às crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência”.

Sandra Santos, Gerente Geral da Polícia Científica, enfatizou que o Manual coroa todo o trabalho capitaneado pela equipe do IML e fez elogios ao trabalho de Eveline Catão. “Você está de parabéns, Eveline Catão. Ela chefia muito bem o setor de sexologia forense e o fato de ser médica ginecologista é um diferencial importante. Eveline Catão ministra treinamentos e está disponível, um exemplo a ser seguido e que essa publicação vire uma escola para o Brasil todo”.

Ana Carla Matos, gerente do Hospital da Mulher do Recife, considerou relevante a realização do evento na Câmara Municipal do Recife. “Recife é protagonista e pioneiro em relação à melhoria de vida da mulher e é maravilhoso ter pensado em um local de referência que acolheria e prestaria serviços de saúde, dando força para que essa vítima seja novamente protagonista de sua vida. Ficamos muito felizes por disponibilizarem importantes espaços, como esse na Câmara, para divulgar os serviços a um público vulnerável como é o da criança, adolescente e mulher”.

Ana Eliza, representando o Departamento de Polícia da Mulher, confessou estar bastante emocionada e considerou que o crime sexual é uma das questões mais difíceis de lidar. “Dentro dos crimes de violência doméstica, o sexual representa bastante dor na esfera social. E esse Manual traz o passo a passo aos colegas de Pernambuco e do Brasil para um atendimento mais humanitário. Agradeço por estar aqui e presenciar esse momento”.

Veja também

Newsletter