Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Maracatu Nação pode ter um dia a ser celebrado na cidade

O projeto da vereadora Liana Cirne (PT) está em tramitação na Câmara Municipal

Liana Cirne, vereadora  (PT)Liana Cirne, vereadora (PT) - Foto: Divulgação

 O Maracatu Nação, Manifestação artística da cultura popular e carnavalesca da Região Metropolitana do Recife, pode ter um dia a ser celebrado na cidade. Está em tramitação na Câmara Municipal do Recife  projeto de lei de autoria da vereadora Liana Cirne (PT) que quer instituir no Calendário Oficial de Eventos do Município, o 15 de novembro como o "Dia Municipal do Maracatu Nação". A data remete ao aniversário de fundação do Maracatu Nação Elefante que é reconhecido como o mais antigo em registro datado no ano de 1800.

  "Incentivar campanhas, atividades e ações públicas para promoção do Maracatu Nação", além de "contribuir para a valorização da cultura popular no município", é o objetivo do projeto, enfatiza avereadora.

 

Expressão da cultura negra, o Maracatu Nação também é conhecido como Maracatu de Baque Virado. Liana Cirne conta que a apresentação é

 “herança e resistência de negros e negras do passado” se dá por um cortejo que desfila pelas ruas “acompanhado de um conjunto musical percussivo, composto majoritariamente por negros e negras. Ele pode ser remontado às antigas coroações de reis e rainhas do antigo Congo. Passou por transformações e mudanças ao longo do século XX, demonstrando sua capacidade de adaptação e permanência".

De acordo com Liana, a "dimensão identitária" do Maracatu Nação pode ser percebida de duas formas.

"A primeira, ressalta a sua dimensão histórica, considerada por 'maracatuzeiros' e 'maracatuzeiras' como uma manifestação que sinaliza a resistência de negros na manutenção de suas práticas culturais. A segunda destaca a capacidade de agregar as comunidades e, consequentemente, valor à manifestação, responsável pela positivação de práticas culturais negras.  Por isso, o Maracatu de Baque Virado tem sido considerada primordial na definição das identidades culturais pernambucanas, herança e resistência de negros e negras do passado".

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

Veja também

Newsletter