Missa em ação de graças abre solenidade de posse da nova mesa diretora do TRT-6
Dirigentes atuais e futuros se reuniram com familiares em momento de gratidão e súplicas
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) está prestes a receber a nova mesa diretora para o biênio 2025-2027. Para iniciar as solenidades, aconteceu nesta quinta-feira (13), a tradicional missa em ação de graças, na Igreja Madre de Deus, bairro do Recife, área central da Capital. A celebração religiosa foi comandada pelo padre Rinaldo.
A partir desta sexta-feira (14), assumem os novos dirigentes. O desembargador Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura ocupará a presidência, enquanto o desembargador Eduardo Pugliesi será o vice-presidente. O cargo de corregedor regional ficará sob a responsabilidade do desembargador Paulo Alcantara. Já a desembargadora Nise Pedroso Lins de Sousa assumirá a direção da Escola Judicial, e o desembargador Valdir Carvalho exercerá a função de ouvidor.
Cerimônia
Padre Rinaldo saudou os futuros empossados e os que cumpriram o último biênio 2023/2024. “Estamos aqui hoje, celebrando os futuros representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região. Que eles sejam fiéis à missão que lhes foram confiadas, à sua vida, ao seu ofício e à ética que determina o evangelho”, iniciou o pároco.
O futuro presidente, desembargador Ruy Salathiel, expressou gratidão pelo momento na igreja. “O nosso Tribunal tem a tradição de realizar uma missa como um ato simbólico, pois ela possui um significado tanto espiritual quanto institucional. Entendemos que esse é um momento de reflexão, gratidão e súplica, para que possamos ter sabedoria e discernimento nas decisões e nas novas responsabilidades que estamos prestes a assumir. É uma ocasião em que o Tribunal se reúne com seus servidores e familiares de forma fraterna”, ressaltou.
Leia Também
• Ruy Salathiel e Eduardo Pugliesi, membros da nova mesa diretora do TRT-6, visitam a Folha
• TRT-6 realiza concurso para Técnico e Analista Judiciário no próximo domingo (16)
• TRT-RJ divulga edital de concurso para formação de cadastro reserva com salários de até R$ 17 mil
Salathiel ainda explanou que, nas últimas gestões, a missa de ação de graças esteve incluída como parte das solenidades de posse, e que essa prática tem trazido resultados positivos. “Acreditamos que a presença de Deus nas gestões é fundamental, trazendo entusiasmo e confiança. Por isso, esse é, de fato, um momento de profunda gratidão e busca por sabedoria”, disse.
Nas vésperas de assumir o cargo de vice-presidente, o desembargador Eduardo Pugliesi, celebrou a ocasião. “É um dia de muita alegria, mas sobretudo de agradecimento, e não há lugar mais propício para isso do que numa igreja, sob a bênção de Deus, de Jesus, da Sua mãe. Estamos aqui, hoje é um dia sobretudo para agradecer a chegada”, pontuou.
Despedindo-se do cargo de presidenta do TRT-6 e assumindo a direção da Escola Judicial, a desembargadora Nise Pedroso agradeceu pela gestão que comandou. “Foi uma gestão muito participativa, não só dos desembargadores, mas dos juízes, servidores, terceirizados, todos caminhando para a mesma finalidade: atender as pessoas que precisam da Justiça do Trabalho. E esse é um momento exatamente para a gente agradecer isso”, disse.
A desembargadora ainda citou que Rui dará continuidade à maneira como atuava. “Tenho certeza que ele também vai atuar dessa forma, servindo a população e dando o melhor, servindo à classe trabalhadora, aos empregadores, quem precisa da Justiça do Trabalho”, reforçou.
Também participou da missa o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto, onde aproveitou para parabenizar a nova gestão. “A gente vê que é uma transição tranquila. Porque, como a gente viu na fala do nosso novo presidente, o doutor Rui, ele é uma pessoa que quer a paz, quer dar o direito às pessoas. E não há justiça que trabalhe melhor pelos trabalhadores do que a Justiça do Trabalho. Então eu queria dar os parabéns a essa nova gestão e dizer para toda a sociedade que essas são pessoas de bons propósitos, são pessoas éticas que vão fazer com certeza uma grande gestão”, completou.
A cerimônia oficial de posse acontece nesta sexta-feira (14), às 17h, no Arcádia de Apipucos e reunirá autoridades como o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o ministro Aloysio Corrêa da Veiga, o prefeito do Recife, João Campos; a vice-governadora, Priscila Krause e demais representantes dos Poderes.



