Na Alepe, ministro Marcelo Navarro recebe o título de cidadão pernambucano
A honraria é iniciativa do deputado estadual Antônio Coelho
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, agora é oficialmente cidadão pernambucano. A honraria é iniciativa do deputado estadual Antônio Coelho (UB), por meio da resolução 1854/2022, e foi concedida nesta quinta-feira (31), no auditório Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Emotivo, bem humorado e carregado de referências da cultura pernambucana, o discurso do ministro, natural de Natal, Rio Grande do Norte, foi elogiado pelos presentes. "Há exatos 20 anos o trem da minha vida fez uma curva inesperada. Saiu da estação do Ministério Público, mudou de trilhos, tomou o rumo da Justiça me trazendo para a pátria de Joaquim Nabuco. E então, eu, como de carona no comboio de Ascenso Ferreira (...), 'vim danado pra Recife'. Cheguei e passei doze anos. Foram anos muito felizes, esses anos foram pernambucanos”, declarou.
Antônio Coelho afirmou que as decisões do magistrado vêm causando um impacto positivo no país, e ponderou que a Alepe era o lugar adequado para sediar o evento.
“A Concessão dessa honraria representa o reconhecimento dessa Assembleia Legislativa a esse magistrado, que tem se destacado no cenário político brasileiro (…) as suas decisões têm impactado positivamente a jurisprudência brasileira e servindo de referência para os tribunais de todo o Brasil. Não poderíamos estar em um local mais adequado para a entrega dessa titularidade do que a Casa de Joaquim Nabuco”, disse,
Marcelo Navarro já tem o título de cidadão baiano e irá receber o de cidadão paraibano. Sobre a honraria pernambucana, o magistrado disse à reportagem da Folha de Pernambuco, que estava “muito feliz” e que se sentia em casa. "Muito feliz, muito orgulhoso. Me sentindo, como eu disse (durante o discurso), em casa com esta acolhida calorosa, fraternal, amistosa. Eu sinto que realmente esta é minha terra e me sinto tão bem aqui como me sinto no Rio Grande do Norte”, contou, e celebrou também o reconhecimento da trajetória profissional.
“Eu recebi esse título como uma homenagem ao meu Tribunal, ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região e ao Superior Tribunal de Justiça’, completou.
Questionado sobre o atual cenário do judiciário nacional, Marcelo Navarro avaliou que se trata de um período de transformações, o que implica, segundo acredita, sair da zona de conforto. Ele, no entanto, espera ver o judiciário brasileiro “sair mais fortalecido” das recentes turbulências.
Estavam presentes o Presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, Defensor Público Geral do Estado de Pernambuco - Henrique Seixas, Consultor Jurídico da União, Luciano Cavalcanti Batista, representando o Ministro Jorge Rodrigo Araújo Messias, da Advocacia Geral da União, Procurador Regional Federal Luiz Henrique Diniz Araújo, representando a Procuradoria Geral Federal, Presidente do TCE-PE, conselheiro Ranilson Ramos, Presidente do TRF da 5ª Região, desembargador federal Fernando Braga Damasceno, Desembargador Cândido Saraiva, representando o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Integrou o Tribunal Regional Federal da 5ª região, foi diretor da escola da magistratura federal da 5ª região, foi professor da faculdade de Direito do Recife, e chegou a compor a equipe do Tribunal Regional Eleitoral. Os deputados Débora Almeida (PSDB), Joãozinho Tenório (Patriota), Kaio Maniçoba PP e Rodrigo Farias (PSB) foram alguns dos parlamentares da Casa que estiveram prestigiando a cerimônia.



