Na CCLJ da Alepe, deputada Débora Almeida será a relatora dos vetos da LDO 2024
Texto será votado na CCLJ na próxima semana, segundo reforçou o presidente do grupo
Leia Também
• Antônio Moraes faz balanço positivo dos trabalhos da CCLJ no primeiro semestre
• Projeto de Lei que cria o Dia Estadual dos Motoristas de Aplicativos é aprovado na CCLJ
• Reajuste da educação é considerado constitucional pela CCLJ. Polêmica agora é nas outras comissões
A deputada governista Débora Almeida (PSDB) foi a sorteada para ser a relatora dos vetos da governadora Raquel Lyra (PSDB) à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. Os artigos, parágrafos ou incisos rejeitados pela tucana foram distribuídos nesta terça-feira (3) aos membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Na CCLJ, o texto será colocado para votação na semana que vem, segundo reforçou o presidente do grupo, o deputado Antônio Moraes (PP), e amanhã segue para a Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação.
À reportagem da Folha de Pernambuco, Moraes afirmou que ontem teve uma conversa com o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, a respeito dos trechos vetados, a fim de ver o que é possível negociar. “A tendência é encontrar aí o caminho que atenda todo mundo, atenda a Assembleia, uma vez que a maioria dos votos é em cima de proposta de deputados”, ponderou Moraes.
A governadora sancionou a LDO 2024 no dia 24 de setembro, com vetos a todos os acréscimos feitos pelos deputados da Alepe sob o argumento de que alguns são inconstitucionais e outros contrariam o interesse público. À reportagem, a deputada Débora ressaltou que é constitucional a decisão do Executivo estadual sobre o assunto. “Alguns desses artigos teriam ultrapassado o poder do legislativo, fixando, por exemplo, prazos e modos de atuação que se entenderam que foram interferência no poder. Principalmente na fixação do pagamento das emendas parlamentares”, disse.
O deputado Coronel Alberto Feitosa (PL), por sua vez, acredita que a tendência na Casa é de que todos os vetos da governadora sejam derrubados. Na primeira passagem do texto da LDO de 2024 na Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação, o parecer feito pela presidente, a deputada Débora, foi rejeitado pelos demais membros. O relatório aceito foi o do deputado Feitosa, também integrante da Comissão. "Há também uma movimentação para que a gente ache uma solução, para que não tenham vencidos e nem vencedor, porque a gente também não quer esse tipo de confronto que possa dificultar a execução da emenda",afirmou o liberal.
As regras para a execução de emendas parlamentares foi a principal discordância dentro do Colegiado. O deputado Feitosa propôs medidas que obrigam o Governo a repassar os recursos das emendas diretamente para as prefeituras até junho do ano que vem. Débora Almeida foi contrária.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.
https://folhape.us21.list-manage.com/subscribe?u=059542355022c94958e301131&id=7d803d9d39



