Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

"Na política voo solo não leva muito longe, e pesquisa não dirige partido", afirma Dani Portela

Deputada estadual Dani Portela (PSOL)Deputada estadual Dani Portela (PSOL) - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Única representante do Partido Socialismo e Liberdade na Assembleia Legislativa, a deputada Dani Portela refutou a possibilidade de a Federação PSOL-Rede Sustentabilidade fazer pesquisa para definir quem será candidato à Prefeitura do Recife em 2024. A ideia foi lançada pelo deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) semana passada em entrevista. Ambos têm os nomes lembrados como pré-candidatos.

"Pesquisa não dirige partido. Partido tem direção. Pesquisa é fotografia de um momento. E nós disputamos eleição não só para ter bom número na pesquisa. Disputamos para envolver a sociedade, para marcarmos um campo, e hoje somos oposição à governadora (Raquel Lyra). A Federação precisa de uma candidatura que demarque esse lugar e não que fique circulando de acordo com o vento, para onde for mais conveniente", afirmou a deputada, em entrevista à Rádio Folha ontem.

A líder da oposição na Alepe aponta ser desafiador formar uma federação, mas ressalta que a relação com a Rede é pacífica. O mesmo não pode dizer do deputado Túlio Gadêlha. Registrou que a junção dos dois partidos foi fundamental para elegê-lo, devido à expressiva votação de Robeyoncé Lima (80.732 votos). Que a Rede abrigou Gadêlha, saído do PDT, e ele fez um movimento de "tomada do partido". "Nem na Rede está pacificado que o grupo de Túlio tenha a direção completa", pontuou.

A composição na Federação aponta que 70% são do PSOL e 30% da Rede, número que se reflete na composição das proporcionais. A ligação com Túlio Gadêlha se complicou quando no segundo turno das eleições, a federação decidiu apoiar Marília Arraes (Solidariedade) ao Governo do Estado e ele tomou outro rumo, referendando a então candidata Raquel Lyra.

Nos bastidores, o nome do deputado, que tem aparecido com frequência nas agendas da governadora, já teria sido lembrado por ela para encabeçar a majoritária na capital. Para Dani Portela, o PSOL segue firme nas escolhas. "A gente não disputa eleição só para vencer, e tudo é construído de maneira coletiva, junto aos movimentos sociais. A gente não pode fazer caminhos individuais. Na política voo solo não vai muito longe."

 

Misturando os divergentes
Assim como o presidente Lula tem unido opostos, a governadora Raquel Lyra juntou ex-aliados em Serra Talhada. A prefeita Márcia Conrado e o deputado e ex-prefeito Luciano Duque, cada vez mais distantes, participaram da assinatura da ordem de serviços para o aeródromo. Depois compuseram a mesa do Ouvir para Mudar, escutas para ajudar a elaborar o orçamento. Os deputados Joaquim Lira, Kaio Maniçoba, Fabrízio Ferraz, Fernando Monteiro e Fernando Rodolfo também marcaram presença.

INTERNACIONAIS > Os deputados Alberto Feitosa, Débora Almeida, Eriberto Filho, João Paulo e Lula Cabral, guiados pelo secretário Murilo Cavalcanti, passaram a semana na Colômbia. Foram atrás de exemplos em segurança, urbanismo e tecnologia para ampliar o olhar em Pernambuco.

PELO MUNDO > Os deputados Lucas Ramos (PSB) e Clodoaldo Magalhães (PV) estão em Singapura para discutir o comércio global. Foram a convite da Lee Kuan Yew School of Public Policy, uma das mais bem avaliadas instituições de ensino superior.

Veja também

Newsletter