Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Nomeado novo superintendente da Sudene

O petista Francisco Ferreira Alexandre, 62 anos, substitui Danilo Cabral

Felipe Ferreira Alexandre nomeado novo superintendente da Sudene. Substitui Danilo CabalFelipe Ferreira Alexandre nomeado novo superintendente da Sudene. Substitui Danilo Cabal - Foto: Divulgação

O advogado Francisco Ferreira Alexandre, 62 anos, foi nomeado novo superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A publicação está no Diário Oficial desta sexta-feira (15). Executivo com trajetória no setor financeiro e empresarial brasileiro, Francisco Alexandre é natural de Bom Conselho, no Agreste pernambucano. Ainda não há data para a posse.

Indicado pelo senador Humberto Costa, o também petista substitui o ex-deputado federal Danilo Cabral, exonerado da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste no início deste mês, após pressão do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e da empresa responsável pela construção do ramal da Transnordestina naquele estado.

Segundo suplente da senadora Teresa Leitão, Franciso Alexandre promete fazer um mandato de continuidade e atuar em defesa dos interesses do Nordeste e de Pernambuco. Integrante do Conselho Fiscal da Tupy S.A. desde 2023, integra o Comitê de Pessoas e Governança da Invepar desde 2021.

Currículo
Tem sólida carreira no setor financeiro e empresarial, atuou em conselhos e comitês de grandes empresas como Vale, BRF, Kepler Weber e Invepar. Foi Diretor da PREVI, além de ter exercido cargos de liderança na Perdigão e na BRF Previdência.

Servidor de carreira do Banco do Brasil por 35 anos, acumulou vasta experiência em finanças, investimentos e governança. É formado em Engenharia e Direito, com especializações pela Harvard, INSEAD, LSE, PUC-SP e PUC-RJ.

Atuação da Sudene
A Sudene é uma autarquia especial, administrativa e financeiramente autônoma, integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal. Sediada em Recife (PE), é vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

A missão da Autarquia é promover o desenvolvimento sustentável por meio do planejamento regional, do fomento ao setor produtivo, do estímulo à inovação, da parceria com a sociedade  e da integração com diversos atores públicos e privados visando reduzir as desigualdades regionais e melhorar a qualidade de vida da população de sua área de atuação. 

Entre as principais atribuições da Sudene estão a formulação de planos e diretrizes, além do apoio, em caráter complementar, a investimentos públicos e privados nas áreas de infraestrutura econômica e social, capacitação de recursos humanos, inovação e difusão tecnológica, políticas sociais e culturais.

Também é responsabilidade da instituição a promoção do desenvolvimento econômico, social e cultural e a proteção ambiental do semiárido por meio da adoção de políticas diferenciadas para a sub-região.

Para impulsionar suas atividades, a Sudene conta com o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que apoia grandes projetos de infraestrutura na região e pode financiar até 80% do investimento total do empreendimento; o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), cujo planejamento é realizado pela Autarquia e pelo BNB, mas é o Conselho Deliberativo da Sudene que aprova seu orçamento, diretrizes e prioridades; além dos incentivos e benefícios fiscais e financeiros de Isenção do IRPJ (Programa de Inclusão Digital); Redução de 75% do IRPJ para novos empreendimentos; e Reinvestimentos do IRPJ. Calculados com base no lucro da exploração, eles são destinados às pessoas jurídicas titulares de projetos de implantação, modernização, ampliação ou diversificação de empreendimentos que estejam localizados na área de atuação da Superintendência.

 

Veja também

Newsletter