Novo defensor público-geral promete mais trabalho aos "menos favorecidos"
Henrique Costa da Veiga Seixas substitui Fabrício Lima e assume o cargo para o biênio 2022-2024
A Defensoria Pública não está dividida e estará mais fortalecida daqui a dois anos. Este foi o tom do discurso de posse do novo defensor público-geral do Estado, Henrique Costa da Veiga Seixas, 40 anos, na noite de ontem, no Centro Cultural Rossini Alves Couto, na área central do Recife. Bacharel em Direito, ele substitui Fabrício Lima e assume o cargo para o biênio 2022-2024, prometendo mais trabalho aos "menos favorecidos".
"Nas minhas andanças a serviço da Defensoria, Estado de Pernambuco, entendi e aceitei que meu objetivo de vida é e será sempre servir ao próximo e tentar mitigar o fosso social e econômico existente, por intermédio do instrumental da Justiça", ressaltou em um discurso que durou pouco mais de 15 minutos, antecedido por agradecimentos que duraram tempo equivalente. O ritual de posse estava marcado para o dia 30 de maio e foi adiado por causa das chuvas no Estado.
O governador Paulo Câmara, uma das autoridades presentes à cerimônia, ressaltou o papel da Defensoria, especialmente nos últimos anos de pandemia da covid-19. "Enquanto alguns negavam a covid, a gravidade da doença e até atendimento à população, aqui em Pernambuco trabalhamos em defesa da vida", enfatizou lembrando a importância da harmonia entre os poderes e o papel solidário da sociedade civil.
Em sua despedida, o antigo defensor público-geral Fabrício Lima recorreu à letra da música "A Natureza das Coisas", de Accioly Neto, para permear seu discurso. "Se avexe não, amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada", citou, e agradeceu a todos que o ajudaram a fortalecer a Defensoria. Desejou sorte ao sucessor.
Henrique Seixas também foi homenageado pelo juiz Clicélio Bezerra, amigo de longas datas. O juiz comparou as atividades da Defensoria às ações do arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Helder Camara, que sempre agiu em defesa dos menos favorecidos, e disse que o novo defensor será "um amplificador da voz dos oprimidos".
A posse contou com a presença de, entre outras autoridades, o procurador-geral do Ministério Público, Paulo Augusto de Freitas Oliveira; o desembargador Ricardo Paes Barreto; a defensora pública da União, Ana Carolina Erhardt; representante dos defensores populares Andréa Ferreira; o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros; o deputado federal Sílvio Costa Filho; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE),,Fernando Ribeiro Lins; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Dirceu Rodolfo de Melo Júnior;. A Orquestra Criança Cidadã e os Defensores Mirins se apresentaram na solenidade.



