Novos dirigentes do TRT-6 tomam posse para o biênio 2025-2027
Magistrados foram eleitos por unanimidade em 2024; cerimônia reuniu autoridades de todo o Brasil
A solenidade de posse da nova mesa diretora do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), realizada ontem no Arcádia Apipucos, na Zona Norte do Recife, foi um cenário de prestígio e celebração. O evento reuniu autoridades de todo o País, além de familiares e convidados, em um momento marcado por discursos inspiradores e pelo compromisso renovado com a Justiça do Trabalho.
O desembargador Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura assumiu a presidência, tendo o desembargador Eduardo Pugliesi como vice-presidente. A Corregedoria Regional ficou a cargo do desembargador Paulo Alcantara. A desembargadora Nise Pedroso Lins de Sousa é agora a diretora da Escola Judicial, enquanto o desembargador Valdir Carvalho é o ouvidor. Os magistrados foram escolhidos por unanimidade pelos 19 membros do Pleno, em outubro de 2024.
Leia Também
• Missa em ação de graças abre solenidade de posse da nova mesa diretora do TRT-6
• Ruy Salathiel e Eduardo Pugliesi, membros da nova mesa diretora do TRT-6, visitam a Folha
• TRT-6 realiza concurso para Técnico e Analista Judiciário no próximo domingo (16)
O diretor Executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi, marcou presença no evento. “Vim prestigiar aqui a posse da nova mesa diretora de um tribunal tão importante, que visa promover e aperfeiçoar as relações de trabalho e, com isso, desenvolver as relações do Estado de Pernambuco”, citou.
Paulo Pugliesi, diretor Executivo da Folha de Pernambuco | Foto: Rafael Melo/Folha de PernambucoO presidente empossado destacou como uma de suas prioridades a manutenção da eficiência conquistada nos últimos anos e gestões. “Então, o primeiro grande desafio é manter essa eficiência, pois, em termos de celeridade, o TRT-6 é um exemplo para todo o Brasil. Já o segundo grande desafio – e que representa nossa maior expectativa, bem como a de todos – é avançar na entrega do Fórum Trabalhista na Capital”, pontuou.
Além disso, endossou em seu discurso o caminho árduo que virá pela frente, mas garantiu que, com união, será possível superar qualquer desafio com êxito. “Seguiremos unidos, pautados pelo respeito mútuo, colaboração e diálogo, com um firme propósito: garantir que nossa Justiça continue sendo um bastião da democracia, liberdade e igualdade, sempre em respeito ao princípio da separação dos poderes, que devem ser independentes e harmônicos, conforme previsto no artigo 2º da nossa Carta Magna”, disse.
O vice-presidente Eduardo Pugliesi reforçou o que o desembargador Ruy havia mencionado. “O principal objetivo desta gestão, inicialmente, é dar continuidade ao que foi feito pelas outras administrações, que permitiram que o Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco se destacasse entre todos do País”.
Em seguida, falou sobre a construção do Fórum Trabalhista para Pernambuco, onde irá presidir a comissão responsável pelo comando das obras. “Outro desafio é concluir o sonho da advocacia, da magistratura e do Judiciário de ter um Fórum Trabalhista próprio. O desembargador Ruy já disse que essa é uma luta diária e talvez a principal bandeira da sua gestão”, completou.
Escreva a legenda aquiO corregedor Paulo Alcantara tem como foco melhorar as pautas para oferecer uma prestação jurisdicional mais eficiente. “Além disso, queremos liberar aqueles milhões que temos em contas judiciais cujos titulares não aparecem. São empregados que podem ter falecido, viajado ou até empresas que simplesmente não vieram receber os valores. Esses créditos estão disponíveis, e nossa intenção é resolver essa questão”, destacou.
Autoridades
O prefeito do Recife, João Campos, também prestigiou a posse. "Comandado pelo desembargador Ruy Salathiel, que assume agora a presidência, o Tribunal segue firme na missão de garantir direitos e fortalecer a Justiça do Trabalho em Pernambuco. Desejo sucesso a ele e aos novos dirigentes, Eduardo Pugliesi, vice-presidente, e Paulo Alcantara, corregedor, nessa importante caminhada", afirmou.
Prefeito do Recife, João Campos, na posse do TRT 6 | Foto: Rafael Melo/Folha de PernambucoRepresentando a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), a presidente Ingrid Zanella destacou o compromisso do TRT da 6ª Região com as causas da advocacia. “Essa parceria com o tribunal é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, pautada por uma justiça séria e eficiente. Não há dúvidas de que essa diretoria se mantém como uma voz ativa da Justiça, atuando de forma colegiada e coletiva, sempre possibilitando um diálogo ativo e construtivo com a advocacia do nosso Estado”, discursou.
Também estiveram presentes o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, e os ministros do TST Douglas de Alencar Rodrigues, Alberto Barros Balazeiro e Antonio Fabrício de Matos Gonçalves; além da procuradora-geral de Pernambuco, Bianca Ferreira Teixeira, representando a governadora Raquel Lyra, e demais autoridades e magistrados do Brasil.
Após a cerimônia, o evento seguiu com um jantar de adesão no Villa Apipucos para convidados.



