Olinda institui o Dia do Quilombo Urbano da Nação Xambá
O quilombo urbano do Portão do Gelo Nação Xambá, localizado no bairro de São Benedito, em Olinda, primeiro quilombo urbano do Norte e Nordeste, passa a ter uma data comemorativa, dia 13 de dezembro. O Projeto de Lei, aprovado pela Câmara Municipal de Olinda é uma iniciativa de Guitinho da Xambá, liderança da comunidade, que procurou o secreário de Cultura de Olinda, João Luiz, que articulou o apoio do presidente do legislativo olindense, Jorge Federal, o que garantiu a criação da data no calendário da cidade.
A escolha da data não é mera casualidade e tem uma grande importância para a comunidade Xambá. Simboliza o dia que acontece o toque de louvação a Iansã, onde tradicionalmente havia a coroação dessa orixá, que era recebida por mãe Maria Oyá. Quando Oyá faleceu, quem passou a ser coroada foi a Iansã de Mãe Biu, a segunda ialorixá do terreiro de Xambá. A cerimônia acontece desde 1930. Após a morte de mãe Biu, apesar do período sem haver a coroação, a comunidade manteve o toque de louvação, que é feito sempre neste dia, tradicionalmente de meio dia até 13h30.O quilombo urbano do Portão do Gelo Nação Xambá recebeu esse título do Ministério da Cultura, através da Fundação Palmares.
“A comunidade de Xambá está estabelecida no bairro de São Benedito desde 1951, reservando costumes tradicionais de matrizes africanas e é um dever constitucional proteger este patrimônio cultural brasileiro, daí a importância da instituição do Dia do Quilombo Urbano da Nação Xambá,” explica o vereador Jorge Federal.
História - Em 1938, a comunidade Xambá foi perseguida e teve seu terreiro fechado e sua líder, Maria Oyá, presa pelo Governo de Agamenon Magalhães, ficando proibida de manter suas práticas culturais de matrizes africanas, o que acarretou o falecimento de Maria Oyá e a dispersão da comunidade pela região metropolitana do Recife,” relata a justificativa do Projeto de Lei.
A comunidade só veio se reagrupar na década de 1950 sob comando de Mãe Biu no bairro de São Benedito desde 1951. Em 2006, o Governo Federal concedeu o título de Quilombo Urbano, terceiro do país e primeiro do Norte e Nordeste. Em 2007, o Conselho de Preservação dos Sítios Históricos da Prefeitura de Olinda tornou o Quilombo Urbano de Xambá em Patrimônio Imaterial do Município de Olinda.



