Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

“Onde Lula fez intervenção foi um desastre para o PT”, afirma cientista político Rudá Ricci

Ao lado de Hely Ferreira, estudioso avaliou situação do PT de Pernambuco

FOLHA POLÍTICA - 18/10/2024 - Ruddá Ricci e Hely Ferreira.FOLHA POLÍTICA - 18/10/2024 - Ruddá Ricci e Hely Ferreira. - Juana Carvalho/ Folha de Pernambuco

O cientista político Rudá Ricci afirmou, em entrevista ao programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7, na manhã desta sexta-feira (18), que o Partido dos Trabalhadores (PT) perdeu o protagonismo em Pernambuco por conta das intervenções realizadas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ricci participou do programa junto com o também cientista político Hely Ferreira.

“Em Pernambuco, a gente tem uma característica específica: o Lula pessoalmente fez várias intervenções no PT de Pernambuco. E onde Lula fez intervenção, como foi no Rio de Janeiro;  de maneira mais branda, em Minas, foi um desastre para o PT. Vamos lembrar que o João da Costa era um nome em crescimento aqui, tinha sido um secretário de Orçamento Participativo muito exitoso, trabalha muito. (...) e o Lula interveio na decisão de uma convenção municipal para ele ser prefeito”, afirmou Rudá Ricci.

Já Hely Ferreira relembrou o caso do cargo de vice do prefeito João Campos (PSB), que apesar de ter sido reivindicado pelo PT, não foi ocupada pelo partido. Ele citou também como exemplo de interferência no cenário local o apoio da sigla no segundo turno da eleição municipal em Paulista.

“A gente está vendo esse cenário agora em Paulista, o PT foi para um lado, o nacional disse: não vai, vai por outro. E agora tem uma parte do PT querendo a expulsão do prefeito (Yves Ribeiro)”, declarou Hely Ferreira.

Na entrevista conduzida pelo âncora Jota Batista, Rudá Ricci mencionou também o caso de Marília Arraes (SD), que deixou o PT para disputar o Governo do Estado pelo Solidariedade, partido do qual é vice-presidente nacional atualmente. De acordo com Ricci, Marília era um nome em construção dentro do PT local. 

Hely Ferreira respondendo a uma pergunta de Ricci, disse que se tratava de preciosismo dos veteranos do partido. E complementou: 

“O que está acontecendo é que os quadros históricos do partido não querem que se renove; se não, ela é uma ameaça”, enfatizou. 

Acompanhe o programa na íntegra:

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.

Veja também

Newsletter