Paridade de gênero torna homenagem do TRE-PE evento histórico no Estado
Pela primeira vez agraciados e agraciadas com Medalha Frei Caneca são em mesmo número
Leia Também
• Diretora da Folha de Pernambuco é homenageada pelo TRE-PE com Medalha Frei Caneca
• TRE-PE entrega Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca
A diretora administrativa da Folha de Pernambuco, Mariana Costa, foi homenageada, na quarta-feira (30), pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Ela recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, principal comenda da Justiça Eleitoral em Pernambuco, em um momento histórico, no qual pela primeira vez a paridade prevaleceu em solenidades semelhantes, realizadas em tribunais no Estado.
Na lista de 45 agraciadas e agraciados, 22 mulheres e 22 homens, mais a Instituição Polícia Militar, representada pelo comandante, o coronel José Roberto de Santana. A honraria é concedida a pessoas e instituições que têm serviços prestados à Justiça Eleitoral brasileira e, especialmente, ao TRE-PE.
“Então, com a paridade, não há motivos para rixas. E se eu não concordasse, não estaria vivo neste momento”, brincou o presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães, destacando a importância decisiva das desembargadoras eleitorais Mariana Vargas e Iasmina Rocha no processo.
"Quando aprovamos a concessão da medalha, pensamos, quase que espontaneamente, em agraciar homens e mulheres seguindo a paridade. Ano passado 30% foram mulheres. Nesta solenidade de hoje estamos preenchendo uma parte disso, estamos fazendo história em Pernambuco", ressaltou Mariana Vargas.
A desembargadora eleitoral lembrou que como o número de desembargadores ainda é maior que o de desembargadoras, é sempre um exercício lembrar as mulheres. "Eu não estou cabendo em mim de felicidade", registrou.
Os nomes foram escolhidos pelo Conselho das Medalhas do Tribunal Regional Eleitoral e, posteriormente, aprovados pela Corte Eleitoral.
“Esse é o reconhecimento do nosso trabalho, que é o de garantir um processo eleitoral com toda credibilidade que ele deve ter. É o reconhecimento do dever cumprido, do devido monitoramento que fizemos junto ao excelente trabalho do TRE”, ressaltou Mariana Costa.
O presidente da Corte também destacou a escolha da diretora administrativa da Folha. “A Folha de Pernambuco, importante órgão de imprensa do Estado, foi nossa parceira durante toda a eleição. A homenagem é mais do que merecida”, declarou o desembargador André Guimarães
A cerimônia, comandada pelo presidente do TRE-PE, contou, entre outras, com as presenças do diretor executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi; Claudia Portela: Eduardo Cunha: da vice-governadora, Luciana Santos; da prefeita em exercício, Isabela de Roldão; do presidente da Assembleia Legislativa em exercício, deputado Aglailson Victor; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro Lins, um dos homenageados.
Na lista de contemplados com a medalha estavam também a assessora da Secretaria Executiva da Esmape Maria José Monteiro de Albuquerque e o empresário Ricardo Brennand Filho. A solenidade aconteceu na Sala do Pleno do TRE-PE, no bairro do Derby, área central do Recife.



