Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

PEC que viabiliza Ramal de Suape em ferrovia recebe aval do Plenário da Assembleia

Uma alteração na Carta Magna de Pernambuco para permitir a exploração do transporte ferroviário pelo Estado foi aprovada em Primeira Discussão, nesta quinta (26), no Plenário da Alepe. A medida consta na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 17/2021 e foi defendida como alternativa para viabilizar a construção de um ramal da Ferrovia Transnordestina até o Porto de Suape.

Conforme o texto, o Governo Estadual terá competência para concessão, permissão ou autorização de transporte ferroviário que atue exclusivamente dentro do território de Pernambuco. Na justificativa, o Poder Executivo argumenta que o novo dispositivo constitucional “permitirá ampliar a competitividade logística com modal mais econômico e sustentável, resultando em maiores oportunidades de emprego e renda para os pernambucanos”.

“A PEC é uma iniciativa do governador Paulo Câmara que obteve apoio de todas as principais lideranças do Estado. Já há, inclusive, investidores interessados na ferrovia”, destacou a deputada Laura Gomes (PSB). A matéria teve 39 votos favoráveis e um registro de abstenção, do mandato coletivo Juntas (PSOL).

O deputado Tony Gel (MDB) informou, porém, ter havido uma mudança na visão do Ministério da Infraestrutura, que antes tinha descartado a construção dessa linha férrea. “O ministro Tarcísio de Freitas disse, nessa quarta (25), que o Governo Federal vai editar uma medida provisória para viabilizar a construção do Ramal de Suape da Transnordestina”, comentou. “Ainda assim, com a modificação da legislação local, teremos uma alternativa para possibilitar essa obra.”

Veja também

Newsletter