Pernambuco fica com a Sudene, mas o nome indicado pelo senador Humberto Costa é técnico
Francisco Alexandre Ferreira é segundo suplente de senador e vai substituir Danilo Cabral
Pernambucano de Bom Conselho, no Agreste, Francisco Alexandre Ferreira será o novo superintendente da Sudene, em substituição a Danilo Cabral. Embora seja segundo suplente da senadora Teresa Leitão (PT), integrante do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, e indicado pelo senador Humberto Costa (PT), tem perfil técnico, e oficialmente deve ser anunciado em breve.
Leia Também
• Danilo Cabral deixa comando da Sudene após pressão política de lideranças cearenses
• Em meio a articulações para sua saída, Danilo Cabral se reúne com líderes de federações
• Humberto Costa exalta gestão de Danilo na Sudene e reforça defesa de protagonismo regional
O nome indicado sem muitos arrodeios teria sido uma estratégia de não perder espaço para os cearenses. Nos bastidores, comenta-se que o governador Elmano de Freitas (PT), representantes da empresa responsável pela Ferrovai Transnordestina e apoio do ministro da Casa Civil, Rui Costa, teriam sido responsáveis pela exoneração de Danilo Cabral.
Eles teriam reclamado ao presidente Lula, em sua última visita ao Ceará, no dia 18 de julho, que as obras da ferrovia estavam em ritmo lento porque o superintendente da Sudene não estaria contribuindo. Em entrevista à Rádio Folha, no mês passado, Danilo Cabral fez questão de informar ter investido R$ 2,6 milhões para o trecho da ferrovia no Ceará, desde que assumiu o cargo, em 2023.
Francisco Ferreira integrou o conselho da Vale, da Petrobras, participou do Comitê Financeiro e de Investimentos da Invepar S.A.; e foi diretor-superintendente da BRF Previdência.



