Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Pernambuco sedia maior evento de Assistência Social do Brasil e traz ministro Wellington Dias

Encontro Nacional do Congemas começa terça-feira (24) e vai até quinta (26), no Centro de Convenções

Ministro Wellington Dias garantiu presença no eventoMinistro Wellington Dias garantiu presença no evento - Lula Marques/Agência Brasil

De 24 a 26 deste mês, Pernambuco vai sediar o 23º Encontro Nacional do Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social). O evento, no Centro de Convenções, em Olinda, é o maior da área no país e deverá reunir gestores e técnicos de Secretarias de Assistência Social de todo o Brasil. Na pauta, estão discussões sobre o novo desenho do Bolsa Família, desenvolvimento de ações na eliminação da fome e da pobreza no Brasil, além de questões sobre a Proteção Social aos refugiados.

A presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, garantiu presença no último dia do evento, que este ano tem como tema geral “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social: o desafio coletivo na eliminação da fome e da pobreza, na ampliação da proteção social no Brasil”.

Os profissionais das cinco regiões do Brasil, de 5.570 municípios, terão a oportunidade de debater com representantes do MDS as estratégias e metas do Plano Brasil sem Miséria, a política de cuidados para a população mais vulnerável do Brasil. Tudo isso com o objetivo de traçar as diretrizes para construção de uma política nacional de cuidado com a população brasileira.

Nos três dias, serão realizados onze painéis temáticos, cinco conferências simultâneas e ainda onze oficinas de capacitação. Entre as discussões, está a retomada do financiamento para garantir a sustentabilidade na oferta de serviços em todo o Brasil; o Beneficio de Prestação Continuada: o papel do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na garantia do direito.

Um dos temas mais aguardados e que tem impacto em milhões de pessoas por todo o Brasil é o que está presente no Painel “Direito à renda, atuação Intersetorial e o novo Bolsa Família”. Em relação ao Novo Bolsa Família, já ficou determinado desde março pelo Governo Federal que todas as famílias devem receber o mínimo de R$ 600. Todas as crianças da família com idade entre zero e seis anos receberão um adicional de R$ 150. Há ainda, no entanto, mudanças que devem começar a valer em 2024.

No Encontro do Congemas, todas as novidades serão repassadas aos secretários dos municípios. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelam que a pobreza na infância diminuiu, mas o analfabetismo entre crianças de sete anos dobrou entre 2019 e 2022. Houve avanços, mas ainda há muito o que fazer: 36% das crianças do Brasil ainda vivem em pobreza monetária. 37% não têm acesso a banheiros e rede de esgoto. E 5,4% não têm sequer acesso à água potável.

As/os gestoras/es também pretendem, ao longo do evento,

Os desafios para superação da fome e da pobreza como também preparar os participantes para que os serviços ofertados à população sejam mais qualificados e possam avançar na perspectiva da garantia de proteção social também devem ser tratados no evento.  

A organização garante que ao final do encontro a ideia é “ampliar a proteção social e fortalecer a democracia, por um Brasil humanamente diverso e socialmente justo”. Mais de 2,5 mil pessoas são aguardadas. Para participar, as inscrições devem ser feitas no site www.congemas.org.br

Veja também

Newsletter