Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Prefeita de Caruaru lamenta falecimento de Severino Vitalino

Prefeita Raquel Lyra e Severino VitalinoPrefeita Raquel Lyra e Severino Vitalino - Roberto Pereira Jr.
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), divulgou uma nota de pesar, na manhã desta segunda-feira (07) pelo falecimento do artesão Severino Vitalino, filho do Mestre Vitalino. Severino deu continuidade ao legado do pai e era uma das personalidades mais importantes da cultura caruaruense e pernambucana.

Luto - Raquel Lyra decretou, nesta segunda (07), luto oficial de três dias pela morte do artesão Mestre Severino Vitalino, que em vida prestou grandes serviços ao município de Caruaru.  

Em decreto, a prefeita considerou o importante papel desempenhado por Severino no decorrer de sua vida, com o intuito de dar continuidade ao legado de seu pai Vitalino Pereira dos Santos - Mestre Vitalino, na “Casa-Museu Mestre Vitalino”, tornando-se um ícone caruaruense com a habilidade de transformar o barro em arte.

Confira a nota:

"NOTA DE PESAR

É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento de Severino Pereira dos Santos, o Severino Vitalino. Filho do grande Mestre Vitalino, ainda criança se mudou com sua família para o Alto do Moura, em Caruaru, onde viveu até o final de sua vida. O povo brasileiro será sempre grato a Severino que, com o seu grande talento, deu continuidade à obra do seu pai e mentor e influenciou a comunidade de artesãos de Caruaru e de todo o país. Meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e admiradores.

Raquel Lyra
Prefeita de Caruaru"


Além da prefeita Raquel Lyra, a família Gomes, tradicional na política caruaruense, se manifestou sobre o falecimento de Severino Vitalino:

NOTA DE HOMENAGEM PÓSTUMA

A arte é para sempre e por ela seus criadores se projetam no tempo. A arte popular se eterniza no sentimento das pessoas ao retratar a vida, o trabalho, o amor no cotidiano. O Mestre Vitalino soprou no barro a expressão da nossa gente. Tirou da argila pinturas sensíveis da difícil luta pela sobrevivência, na paisagem árida do nosso Agreste.

Severino Vitalino dedicou sua existência a preservar o toque mágico dos dedos com que os ceramistas fizeram do Alto do Moura um Centro de Artes, destacando Caruaru na cena artística internacional. Agora, quando Severino vai fazer companhia ao pai em outra dimensão, nos comove o pranto da despedida, mas fica conosco a boa lembrança de sua presença simples, comunicativa e de uma perseverança convicta do valor da arte do barro, aprendida com o pai. Que descanse Severino de todas as tensões e agruras. Que enriqueça a eternidade com suas criações. Ao lado de quem tudo cria e recria.

“Amassa com a mão, amassa.
Se Deus é um vitalino,
Vitalino é o deus do barro”.
Petrúcio Amorim

JORGE GOMES, LAURA GOMES, MARCELO GOMES



O ex-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, também se pronunciou:

Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento de Severino Vitalino, no início da manhã desta segunda-feira. Ele que foi um grande artista e artesão, que deu continuidade ao legado deixado pelo seu pai, Mestre Vitalino, fortalecendo ainda mais a cultura do barro não só em Caruaru, mas em todo o país. Desejo força para todos os familiares e amigos.

João Lyra Neto

Veja também

Newsletter