Presidente da Hemobrás destaca, em discurso de inauguração de fábrica em Goiana, que "Sangue é uma questão nacional"
Em tom de agradecimento, Ana Paula Menezes afirmou que a Hemobrás está pronta para colocar recombinante na rua
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurou nesta quinta-feira (4), em Goiana, na Mata Norte do Estado, a fábrica de medicamentos da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) - espaço que finaliza o Projeto Buriti, que corresponde à implantação e à produção do Hemo-BR.
Lula chegou à fábrica acompanhado pela esposa Janja e também pelos ministros dos Portos, Sílvio Costa Filho e por Rui Costa, da Casa Civil, além de Luciana Santos e Nísia Trindade, respectivamente das pastas da Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Saúde. A cerimônia foi iniciada com a execução do Hino Nacional Brasileiro.
A governanora do Estado, Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito do Recife João Campos (PSB), além dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, ambos do PT, entre outras autoridades e políticos, também acompanham a inauguração.
Após execução do hino, ficou a cargo do prefeito do município de Goiana, Eduardo Honório (PSL), iniciar os discursos na fábrica, transmitindo um recado a Lula.
'Meu presidente, dois jovens me pediram para lhe dizer para continuar com o Prouni, porque nosso município, hoje, tem médicos. O senhor não vai precisar mais buscar médicos fora do País, porque em Goiana teremos muitos", enfatizou o prefeito.
Em seguida, foi a vez da presidente da Hemobrás Ana Paula Menezes falar, em tom de agradecimento e de promessa de esforço para funcionamento da fábrica.
"Pode contar com a gente para fazer funcionar (a Hemobrás) cada vez melhor. Sangue é uma questão nacional, portanto a Hemobrás é uma empresa nacional. Estamos prontos para colocar o recombinante na rua e prontos também para qualquer desafio que possa chegar no futuro", ressaltou a gestora.
Já a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em seu discurso, iniciou a fala mencionando o senador Humberto Costa (PT-PE), que firmou o projeto da Hemobrás em Goiana quando era, à época, ministro da Saúde do governo Lula, entre os anos de 2003 e 2005.
"Humberto, ministro da Saúde à época que a Hemobrás firmou como projeto, e que hoje existe como força e é um símbolo da saúde no Brasil. Faz parte, a Hemobrás, do nosso Programa de Aceleração do Crescimento, que o presidente Lula acompanha diariamente", destacou a ministra, complementando que "a Hemobrás garante condições de finalizar o projeto da nova fábrica, mas também em hemoderivados que em breve será inaugurada, esperamos ainda este ano".



