Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Presidente do PCdoB diz que apoio a João em 2026 não está relacionado com filiação de Victor Marques

Thiara Milhomem afirmou que federação quer retomar ciclo de desenvolvimento em Pernambuco

Presidente estadual do PCdoB, Thiara MilhomemPresidente estadual do PCdoB, Thiara Milhomem - Arthur Mota

A presidente estadual do PCdoB, Thiara Milhomem, afirmou que o apoio da legenda à eventual candidatura de João Campos (PSB) ao Governo de Pernambuco antecede a indicação do vice-prefeito do Recife, Victor Marques, para compor a chapa majoritária e sua recente filiação ao partido.

Segundo ela, a movimentação da Federação Brasil da Esperança — formada por PCdoB, PT e PV — parte de um compromisso com o projeto de retomada do desenvolvimento no estado, e não de um cálculo sobre a possibilidade de Victor assumir a Prefeitura do Recife.

“Eu acho que o movimento foi o contrário. Nós já estávamos e estamos comprometidos com esse projeto de retomada do governo do estado de Pernambuco, de retomar um ciclo de crescimento e desenvolvimento que Pernambuco viveu, que nós vivemos, construímos e governamos juntos. E nós estamos comprometidos com isso. Acho que isso veio primeiro. Esse movimento político veio antes. Vitor ser indicado para vice veio depois, é uma consequência”, afirmou, em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM, nesta terça-feira (22).

Ela acrescentou que acredita na capacidade de Victor para comandar a capital, caso João Campos deixe o cargo para disputar o governo. “Acreditamos nesse projeto e acho que Vitor pode ser um grande prefeito”, disse.

Disputa 
Ao comentar a possível disputa eleitoral com a governadora Raquel Lyra (PSD), Milhomem evitou tratar o embate como simples. “Eleição é sempre difícil. Eu não gosto dessas posições que simplificam. As coisas que são complexas são como são, e a gente precisa enfrentá-las”, pontuou. 

Para ela, mais do que uma disputa fácil, trata-se de um desafio necessário para retomar um ciclo de desenvolvimento iniciado no governo de Eduardo Campos.

“É necessário a gente mudar o governo do estado, eleger, retomar o ciclo de desenvolvimento iniciado lá atrás, do Eduardo Campos, que nós participamos. Não vejo como fácil, mas como necessário. Acho que o povo sente isso, acho que a gente consegue sentir isso conversando com as pessoas, andando nas ruas”, declarou.

Mudança 
Ao relatar visitas a diferentes regiões do estado, Thiara disse perceber um clima de mudança impulsionado pelo desempenho da gestão de João Campos no Recife.

“Tenho andado bastante. Já viajava antes, conheço bem o estado, e vejo um clima de mudança. As pessoas têm muita referência na excelente gestão que João Campos vem fazendo. É impressionante: em várias cidades, de Petrolina ao Pajeú, as pessoas conhecem a gestão de João, seguem ele nas redes sociais. É um fenômeno, de fato”, atestou a presidente

Para ela, essa presença de João Campos nas ruas e nas redes sociais alimenta a expectativa de que ele possa repetir no governo estadual o desempenho à frente da prefeitura. “Tem muita esperança na figura de João Campos, de que ele vá fazer em Pernambuco o trabalho que tem feito na cidade do Recife”, completou

Confira a entrevista completa: 

Veja também

Newsletter