Presidente do PT-PE defende palanque duplo como estratégia para reeleição de Lula
Estratégia deve passar pela direção nacional do partido
O deputado estadual e atual presidente do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, Doriel Barros (PT), não descarta a possibilidade de palanque duplo nas eleições pernambucanas em 2026.
“Se tiver que ter dois palanques porque isso é importante para a reeleição do presidente Lula, eu vou defender dois palanques. Não adianta eu chegar aqui e dizer ‘a prioridade é Lula, agora só pode ter um palanque aqui em Pernambuco.’ Então, eu estou tirando voto do presidente Lula porque é evidente que, se você tem duas candidaturas, as duas pedindo voto para o presidente Lula, a tendência é, naturalmente, ter mais votos e nós não podemos perder votos no Nordeste”, disse Doriel Barros, em entrevista à Rádio Folha 96,7, nesta segunda-feira (4).
Segundo o presidente do PT-PE, a decisão de apoiar dois palanques é uma estratégia que deve passar pela direção nacional do PT.
Entretanto, como a prioridade continua sendo a reeleição presidencial, a tendência é que a disputa entre governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), permaneça em segundo plano.
“Não podemos achar que a eleição do governo do estado aqui é mais importante do que a eleição de Lula. Primeiro, vem a eleição de Lula, e depois vem a eleição do Senado para nós do PT, e depois vem o governo do estado”, explicou.
Reeleição
Para concretizar a reeleição de Lula, Doriel Barros defende a formação de uma frente ampla.
“Não vamos ganhar uma eleição somente com os partidos da esquerda. Vamos precisar fazer uma aliança política com os partidos do centro, fazer uma grande frente política.”
Confira e entrevista completa:



