Primeiro debate do PED do PT em Pernambuco é entre Carlos Veras e Fernando Ferro no Recife
Oponentes na disputa presidencial apresentam pontos de visto semelhantes sobre o futuro do PT
O primeiro debate do Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco aconteceu na noite desta terça-feira (17) no Recife. A discussão ocorreu entre os candidatos à presidência estadual do partido Carlos Veras e Fernando Ferro.
Os dois candidatos apresentaram no debate pontos de vista semelhantes uma vez que ambos se posicionam criticamente contra o facismo e estimulam a conversa com as bases do partido.
“Vamos presidir o PT-PE ouvindo da base às lideranças estaduais e nacionais, para fortalecer e ampliar o projeto político democrático e popular, que marca a trajetória do maior partido da América Latina com capacidade para enfrentar o fascismo, a exploração da classe trabalhadora e fazer a justiça social”, afirmou Carlos Veras
Já Fernando Ferro disse
“Aqui estamos, reafirmando o que sempre defendemos: um PT com autonomia, que conversa com as bases, que valoriza a história da nossa militância e que não foge à luta! Seguimos firmes contra o avanço do fascismo, contra as privatizações das estatais e em defesa da educação e da soberania energética, construindo um partido que faça política para o povo, sem fechar espaços, sem se afastar das lutas populares. Vamos juntos por um PT forte, combativo e enraizado nas bases!”
Veras reúne o apoio de 4 das 5 chapas concorrentes, que têm à frente o senador Humberto Costa, a senadora Teresa Leitão, o deputado estadual e atual presidente da sigla no estado, Doriel Barros, a deputada Rosa Amorim, entre outras lideranças. Ao ser questionado sobre o pleito de 2026, o deputado defendeu a total autonomia da sigla no processo
““Nosso partido tem legado, presença e coragem para protagonizar as próximas eleições em Pernambuco. Quem vai definir seus rumos é esse conjunto de forças petistas em sintonia com o presidente Lula”, assegurou.
Leia Também
• Carlos Veras é nome de consenso para comandar o PT em Pernambuco, diz Doriel Barros
• Messias Melo retira candidatura à presidência do PT e declara apoio a Carlos Veras
• Fernando Ferro defende candidatura própria do PT em Pernambuco
Já Fernando Ferro possui apoio de grupos críticos ao PT como Avante e Diálogo e Ação Petista. Em relação ao pleito de 2026, o ex-deputado defendeu maior autonomia e protagonismo do diretório estadual.
Marcaram presença no evento os deputados estaduais Doriel Barros e João Paulo; a vereadora do Recife, Karen Santos; o ex-vereador do Recife, Jairo Britto; o atual presidente do PT do Recife, Cirilo Mota; entre outros.
Ainda estão previstas mais quatro rodadas de debates do PED-2025 nos municípios de Caruaru, Serra Talhada, Petrolina e Palmares, contemplando todas as regiões do estado. A eleição para os diretórios do PT em todos os níveis está marcada para o próximo dia 6 de julho.



