Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Programa Atitude inaugura sede em Jaboatão dos Guararapes

Programa AtitudePrograma Atitude - Paulo Almeida/Divulgação
O Programa Atitude inaugura nova sede em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O novo Centro de Acolhimento Intensivo tem a capacidade de acolher até 30 usuários, com o intuito de garantir proteção aos indivíduos ameaçados ou vulneráveis, possibilitando para a equipe que dá suporte aos usuários e seus familiares realizar o acompanhamento do caso e diminuição das condições de vulnerabilidade. O espaço conta com 11 suítes, locais para descanso e para desenvolver atividades esportivas e culturais, além de ter acesso à capacitação profissional e apoio clínico.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), o programa proporciona proteção às vítimas de violência e atendimento espontâneo aos usuários de crack, álcool e outras drogas com atenção também direcionada aos familiares, oferecendo cuidados de higiene, alimentação, descanso, atendimento psicossocial, dentre outros, além de encaminhamentos direcionados para a rede SUS e Suas e demais políticas setoriais.

O intensivo do Atitude possui outras três unidades no Estado - no Recife, Cabo de Santo Agostinho e Caruaru. “A reestruturação dessas casas é o nosso foco prioritário dentro do programa, visando oferecer mais conforto para os usuários e equipe. A próxima unidade a ser reformada será a do Cabo de Santo Agostinho, seguida por Recife e Caruaru”, afirma a secretária executiva da Sepod, Márcia Ribeiro.

O programa é voltado ao acolhimento do usuário que precisa de proteção urgente, com problemas relacionados ao consumo abusivo de drogas, cobranças de dívidas com o tráfico e exposição à violência. Tem abrangência regional e é de caráter voluntário, com espaços coletivos para acolhimento, que pode ser misto ou especializado ao atendimento a mulheres com seus filhos.

“Essas unidades atendem pessoas que precisam de um acolhimento mais intensivo, por um período, em média, de seis meses. Nosso objetivo é proporcionar a reorganização da vida e fazer com que retornem ao convívio social, através de uma metodologia específica orientada pela redução de danos”, afirma Malu Freire, coordenadora-geral do programa.

As unidades de apoio funcionam com atendimento regionalizado, através de quatro modalidades: Atitude nas ruas, que atua de forma itinerante em espaços como praças, escolas, bares, ruas, com uma equipe multidisciplinar; Centro de Acolhimento e Apoio, que funciona como uma casa de passagem; o Centro de Acolhimento Intensivo; e o Aluguel Social, que disponibiliza moradia alugada ou acolhimento em repúblicas por seis meses, renováveis por mais seis.

Números do Programa
Em 2017, foram realizados 154.626 atendimentos, destes 6.811 do Atitude nas Ruas; 107.727 dos Centros de Acolhimento e Apoio; 26.295 do Intensivo; e 1.668 do Aluguel Social. Até fevereiro de 2018, 11.133 atendimentos já foram realizados.

Veja também

Newsletter