Raquel Lyra assina termos aditivos para instalação da Escola de Sargentos do Exército em Pernambuco
Assinatura foi em conjunto com o comandante Militar do Nordeste Maurílio Miranda Netto Ribeiro
A governadora Raquel Lyra assinou na última quarta (11) o 3º e o 4º termos aditivos do acordo de cooperação entre Pernambuco e o Exército Brasileiro. A assinatura foi logo após homenagem ao bicentenário da Polícia Militar de Pernambuco e contou com a presença do comandante Maurílio Mirando Netto Ribeiro e da vice-governadora Priscila Kraus.
"Acabamos de assinar com o General Ribeiro o 3º e o 4º termos aditivos do acordo de cooperação que existe entre o Estado e o governo federal, através do Exército Brasileiro para fins de instalação da Escola de Sargentos em Pernambuco. Já já assinaremos a ordem de serviço para a recuperação da PE-27 (Estrada de Aldeia), garantindo infraestrutura viária para a Escola de Sargentos e também para a população em geral que vive nessas cidades. Esses termos assinados têm contrapartida estadual, com ações de infraestrutura, para a construção dos edifícios onde morarão os futuros membros do Exército Brasileiro", afirmou a governadora Raquel Lyra.
Leia Também
• Nova turma do Curso de Formação de Oficiais dos Bombeiros inicia atividades em Pernambuco
• Termos aditivos são mais um passo para a construção da Escola de Sargentos do Exército
• Crédito para o ciclo junino sinaliza nova trégua na Assembleia
O General Ribeiro destacou que a assinatura dos aditivos promove ajustes necessários aos termos acordados em 2022 com o governo estadual. O militar destacou ainda que a parceria entre Estado e Exército tem sido muito exitosa.
“O Governo do Estado tem sido um parceiro de primeira hora. Esses alinhamentos dos cronogramas permitem que a gente siga aprimorando cada vez mais o planejamento para a construção da escola, para que seja realmente um equipamento militar de excelência na formação dos sargentos, mas que também possa ser um empreendimento que venha a trazer o maior número de benefícios econômicos, sociais, científicos, tecnológicos para a sociedade pernambucana e para a sociedade nordestina em geral”, disse.
Ainda de acordo com o militar, o Exército está na fase de elaboração dos projetos do conjunto principal da Escola de Sargentos. "Existem muitos desafios a serem superados, mas também muitos desafios já foram superados. Acreditamos que com a força do estado de Pernambuco no conjunto das instituições a gente terá condições de superar os desafios para que essa Escola de Sargentos se torne uma realidade em 2034, que é o que está previsto no cronograma”, pontuou.
Escola de Sargentos
A Escola de Sargentos é um projeto avaliado em R$ 1,74 bilhão em investimentos, capaz de gerar cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos. Por ano, serão injetados R$ 250 milhões em Pernambuco só pela folha de salário dos militares da escola.
Participaram da assinatura os secretários estaduais Túlio Vilaça da Casa Civil e Fabrício Marques de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional; o general e chefe do Escritório da Escola de Sargentos do Exército Antônio Carlos de Souza; e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes Mano Medeiros.



