Raquel Lyra autoriza início de obras do Conjunto Habitacional Frei Caneca, no Recife
Empreendimento será construído em Santo Amaro, área central da capital pernambucana
A governadora Raquel Lyra (PSDB) assinou a ordem de serviço para a construção do Conjunto Habitacional Frei Caneca, em Santo Amaro, na área central do Recife. A ideia do empreendimento é atender famílias em situação de vulnerabilidade social, incluindo 42 que atualmente recebem auxílio-moradia do governo estadual após viverem em condições precárias sobre o Canal Santa Terezinha, próximo à sede da Compesa.
"O que a gente fez foi garantir que a gente pudesse retirar as palafitas. Aprovamos uma lei na Assembleia Legislativa para garantir o auxílio-moradia enquanto as obras acontecem", disse Raquel Lyra.
O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Moradia Popular, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), João Paulo (PT) destacou a importância do projeto.
"Não podia deixar de estar num evento que vai construir casa para a população de baixa renda. Conheço de perto a realidade de quem não tem um teto para se abrigar da chuva e do sol, e quando tem, teme ser soterrado por barreiras", disse o deputado.
Leia Também
• Raquel Lyra critica estagnação do PSDB e não descarta saída do partido
• Raquel Lyra reforça diálogo com União Brasil e deseja sucesso a Miguel Coelho
• “Vamos continuar com o foco no trabalho”, diz Raquel Lyra, após perder principais comissões na Alepe
A obra integra o programa Morar Bem Pernambuco, voltado à habitação de interesse social, e tem previsão de conclusão em oito meses. O investimento total é de R$ 7,37 milhões. O projeto inicial contempla três blocos habitacionais multifamiliares, totalizando 48 unidades de 43,49 m², cada uma com dois quartos, banheiro, cozinha, área de serviço e varanda.
O conjunto será construído em um terreno do Estado na Avenida Cruz Cabugá, em uma área de 7.300,12 m², próxima a serviços de saúde, educação e comércio, além das avenidas Norte e Agamenon Magalhães. O local, que abrigava a antiga Vice-Governadoria, tem capacidade para receber 11 blocos habitacionais, com um total de 176 unidades. O governo ainda busca recursos para a construção dos demais edifícios.
As famílias contempladas já foram cadastradas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). A expectativa é de que as obras sejam finalizadas até o fim deste ano.
Acessibilidade
Além das moradias, o projeto prevê espaços de lazer e acessibilidade, incluindo quadra de esportes, praça da primeira infância, área para jogos de tabuleiro, estacionamento e bicicletário. O conjunto seguirá as diretrizes do programa Minha Casa Minha Vida e as normas de acessibilidade da NBR 9050/2020, garantindo unidades adaptáveis para pessoas com deficiência.
A construção será executada pela Sanco Engenharia, vencedora da licitação, e seguirá os parâmetros da Portaria MCID nº 725/2023, que regula empreendimentos habitacionais para população de baixa renda.
O Edifício Frei Caneca, que já sediou a Vice-Governadoria, passará por um projeto de retrofit para abrigar uma creche, biblioteca e outros serviços públicos voltados à comunidade.
Na solenidade de assinatura da ordem de serviço, estiveram presentes a promotora do Ministério Público de Pernambuco, Fernanda Nóbrega; o diretor da Sanco Engenharia, Marcelo Raposo; o secretário-executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação, André Fonseca; o deputado estadual e coordenador da frente parlamentar da Alepe em defesa da moradia popular, João Paulo; e a vice-governadora, Priscila Krause.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu email.



