Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Raquel Lyra autoriza início de obras do Conjunto Habitacional Frei Caneca, no Recife

Empreendimento será construído em Santo Amaro, área central da capital pernambucana

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

A governadora Raquel Lyra (PSDB) assinou a ordem de serviço para a construção do Conjunto Habitacional Frei Caneca, em Santo Amaro, na área central do Recife. A ideia do empreendimento é atender famílias em situação de vulnerabilidade social, incluindo 42 que atualmente recebem auxílio-moradia do governo estadual após viverem em condições precárias sobre o Canal Santa Terezinha, próximo à sede da Compesa.

"O que a gente fez foi garantir que a gente pudesse retirar as palafitas. Aprovamos uma lei na Assembleia Legislativa para garantir o auxílio-moradia enquanto as obras acontecem", disse Raquel Lyra.

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Moradia Popular, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), João Paulo (PT) destacou a importância do projeto.

"Não podia deixar de estar num evento que vai construir casa para a população de baixa renda. Conheço de perto a realidade de quem não tem um teto para se abrigar da chuva e do sol, e quando tem, teme ser soterrado por barreiras", disse o deputado.

A obra integra o programa Morar Bem Pernambuco, voltado à habitação de interesse social, e tem previsão de conclusão em oito meses. O investimento total é de R$ 7,37 milhões. O projeto inicial contempla três blocos habitacionais multifamiliares, totalizando 48 unidades de 43,49 m², cada uma com dois quartos, banheiro, cozinha, área de serviço e varanda.

O conjunto será construído em um terreno do Estado na Avenida Cruz Cabugá, em uma área de 7.300,12 m², próxima a serviços de saúde, educação e comércio, além das avenidas Norte e Agamenon Magalhães. O local, que abrigava a antiga Vice-Governadoria, tem capacidade para receber 11 blocos habitacionais, com um total de 176 unidades. O governo ainda busca recursos para a construção dos demais edifícios.

As famílias contempladas já foram cadastradas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). A expectativa é de que as obras sejam finalizadas até o fim deste ano.

Acessibilidade

Além das moradias, o projeto prevê espaços de lazer e acessibilidade, incluindo quadra de esportes, praça da primeira infância, área para jogos de tabuleiro, estacionamento e bicicletário. O conjunto seguirá as diretrizes do programa Minha Casa Minha Vida e as normas de acessibilidade da NBR 9050/2020, garantindo unidades adaptáveis para pessoas com deficiência.

A construção será executada pela Sanco Engenharia, vencedora da licitação, e seguirá os parâmetros da Portaria MCID nº 725/2023, que regula empreendimentos habitacionais para população de baixa renda.

O Edifício Frei Caneca, que já sediou a Vice-Governadoria, passará por um projeto de retrofit para abrigar uma creche, biblioteca e outros serviços públicos voltados à comunidade.

Na solenidade de assinatura da ordem de serviço, estiveram presentes a promotora do Ministério Público de Pernambuco, Fernanda Nóbrega; o diretor da Sanco Engenharia, Marcelo Raposo; o secretário-executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação, André Fonseca; o deputado estadual e coordenador da frente parlamentar da Alepe em defesa da moradia popular, João Paulo; e a vice-governadora, Priscila Krause.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu email. 
 

Veja também

Newsletter