Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Raquel Lyra espera construir os "entendimentos necessários" na votação da LOA na Alepe

Impasse sobre a votação da Lei Orçamentária Anual divide governo e parte dos parlamentares

Governadora Raquel Lyra (PSD) esteve na esta do Morro, nesta segunda (8)Governadora Raquel Lyra (PSD) esteve na esta do Morro, nesta segunda (8) - Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Durante a 121ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, nesta segunda (8), a governadora Raquel Lyra (PSD) comentou sobre o impasse na votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que extrapolou o prazo constitucional, encerrado no último dia 4 de dezembro.

A Constituição Estadual prevê a possibilidade de apreciação posterior, mas isso deve gerar efeitos políticos que não interessam ao governo, sobretudo em ano eleitoral. 

"Eu peço sempre bênção e discernimento para que a gente possa construir os entendimentos necessários para que o nosso estado cresça. Não é sobre mim, eu sobre Pernambuco. O nosso estado precisa de investimentos, precisa da votação desses projetos. E é claro que quando a gente pede bênção com a Nossa Senhora, a gente comanda o sagrado dela. E eu tenho certeza de que ela e nosso Senhor Jesus Cristo, nos ajudam sempre com muita fé, paciência, resiliência e foco no trabalho", comentou Raquel Lyra.

Entenda
A votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 não ocorreu no prazo constitucional porque a Alepe não costuma realizar votações nas sextas-feiras e a maioria dos deputados estava no Rio Grande do Sul (RS), participando da 28ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), suspendendo as sessões da semana.

Projetos ligados à pauta orçamentária seguem no centro da disputa entre governo e parte dos parlamentares. Entre eles estão propostas que alteram regras sobre emendas, mudanças constitucionais que adequam a legislação estadual à Federal e a análise de uma operação de crédito de R$ 1,7 bilhão prevista para ser contratada em 2026.

Esses itens integram a lista de matérias que o governo busca votar antes do recesso. Há também proposições que ampliam quadros de órgãos estaduais, como a criação de cargos na Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), e aberturas de crédito para o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. Raquel espera que esses temas também entrem na ordem de votação.
 

Veja também

Newsletter