Raquel Lyra participa de reunião do Fórum Nacional de Governadores para discutir a COP30 em Belém
Governadores alinham ações sobre clima e transição energética a menos de 100 dias da conferência
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), participa nesta quinta-feira (16) da XVII Reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada no Parque da Cidade, em Belém (PA).
O encontro reúne lideranças dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal para discutir os preparativos para a 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que ocorrerá na capital paraense entre 10 e 21 de novembro de 2025.
Leia Também
• Nino de Enoque volta a liderar bancada do PL na Assembleia Legislativa
• TRE-PE promove mais uma série de audiências públicas sobre biometria
• Lula inaugura fábrica de hemoderivados da Hemobrás em Goiana
Objetivo
A menos de 100 dias para o evento, a reunião tem como objetivo consolidar uma posição federativa unificada em relação à agenda climática do Brasil. Na programação, estão previstas apresentações das contribuições estaduais em áreas como descarbonização, financiamento climático, justiça ambiental e transição energética.
Criado como uma instância permanente de articulação política, o Fórum Nacional de Governadores busca alinhar posições sobre temas de interesse nacional e fortalecer o diálogo com o governo federal. Desde sua criação, funciona como canal direto de interlocução entre os governadores dos estados e do Distrito Federal.
A COP30 reunirá representantes de quase 200 países, organizações internacionais, sociedade civil e lideranças empresariais para debater medidas de combate às mudanças climáticas. A escolha de Belém como sede reforça a centralidade da Amazônia nas discussões globais sobre o tema.



