Raquel Lyra visita obra de creche nesta quinta (9) após cobranças da oposição por entregas
A criação de 60 mil vagas de educação infantil é promessa de campanha da governadora
Após a oposição intensificar as cobranças de construção das 250 creches prometidas pela governadora Raquel Lyra (PSD) na campanha eleitoral de 2022, a gestora marcou uma visita ao canteiro de obras da unidade que será instalada em Xique-Xique, bairro de Caruaru, base eleitoral de Raquel Lyra.
Com o investimento de 4,6 milhões, o Centro de Educação Infantil (CEI) faz parte do primeiro lote de unidades anunciadas ainda em dezembro de 2023, primeiro ano do governo de Raquel Lyra. De acordo com o projeto, a unidade contará com 10 salas e terá capacidade para 1.300 alunos.
Em agenda na Secretaria Estadual de Saúde na manhã de ontem, a governadora Raquel Lyra explicou que a baixa proficiência em português e matemática de alunos egressos do ensino médio foi o fator motivador pára que o governo do estado incluísse a construção de creches entre os investimentos educacionais do estado.
Lembrando o período em que foi prefeita de Caruaru, a gestora também citou a demora de um ano para que novas unidades de educação infantil recebam recursos do Ministério da Educação para manutenção das atividades. Ela garantiu que vai entregar as 250 unidades até 2026.
“A gente vai construir as 250 creches em Pernambuco, nós vamos garantir às mulheres o direito de ter suas crianças pequenas na escola, garantir a essas crianças o direito de ter cinco refeições por dia, de aprender a ler na idade certa. O estado saiu daquilo que poderia ser uma posição confortável. Ninguém nunca discutiu creche como o governo de Pernambuco”, declarou a governadora.
Leia Também
• Elcione Ramos participa da assinatura da ordem de serviço para construção de creches em Igarassu
• Raquel Lyra garante: “Nós vamos entregar as 60 mil vagas de creche”
• Raquel Lyra ousa com proposta de creches, não entrega nenhuma até agora e vira alvo da oposição
Alepe
Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Antônio Coelho (UB) usou a tribuna na segunda-feira para apresentar um panorama dos projetos de creches no estado. De acordo com ele, dos 192 projetos, apenas 48 já estão em obras, enquanto 55 já estão com ordens de serviço e 89 ainda estão em fase de licitação.
A líder do governo no Legislativo, deputada Socorro Pimentel (UB), rebateu apontando a burocracia para acesso a terrenos nos municípios como motivo para atraso no início das obras de construção. Ela citou a demora na liberação de alvarás por parte das prefeituras como motivo para
“A gente está tendo dificuldade com os prefeitos de conceder esse alvará para que essa creche seja construída. Um exemplo bem pertinho de mim, do município de Araripina, onde o prefeito Raimundo Pimentel deixou o terreno pronto. Só falta agora o prefeito atual conceder o alvará para a construção da creche”, justificou.
Na sessão plenária desta quarta-feira (8), foi a vez do deputado Júnior Matuto (PRD) responder às acusações da líder governista. Ele afirmou que irá solicitar aos prefeitos de oposição informações sobre a escolha dos terrenos nos municípios que gerem.
O pronunciamento do deputado reacendeu a discussão sobre o tema na Casa, levando o deputado Renato Antunes (PL) a também usar a tribuna para defender o governo. Ele garantiu que a governadora entregará os equipamentos e citou atrasos em obras de governos anteriores para insinuar uma injustiça na cobrança da oposição.



