Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Reeleição no comando do MDB em Pernambuco fortalece laços da sigla com João Campos

De volta à presidênica da legenda, Raul Henry disse que aposta no projeto do prefeito do Recife

Presidente reeleito do MDB em Pernambuco, Raul Henry comemora com aliados depois do pleitoPresidente reeleito do MDB em Pernambuco, Raul Henry comemora com aliados depois do pleito - Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

Após uma campanha acirrada, com troca de farpas e registro de agressões verbais, a reeleição de Raul Henry para a presidência do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Pernambuco aponta para uma unidade cada vez mais distante com os emedebistas próximos à governadora Raquel Lyra (PSD).

A vitória fortaleceu o prefeito do Recife, João Campos (PSB); o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda; e o próprio Henry, que pode começar a pensar em disputar um mandato. 

Secretário de Relações Institucionais do Recife, Raul Henry conquistou 65 dos 114 votos computados na convenção do partido, realizada na Câmara de Vereadores da capital.

Os outros 49 votos ficaram com o deputado estadual Jarbas Filho, que se licenciou para fazer campanha ao lado do pai, o ex-senador Jarbas Vasconcelos, e do senador Fernando Dueire, cotado para a disputa, mas declinou em favor de Jarbas Filho. 

“O que esteve em jogo nessa convenção foi a linha política do partido em Pernambuco. Não foi uma luta pessoal. Temos uma aliança com o PSB construída por Jarbas (Vasconcelos) e Eduardo (Campos). Em 2011, Eduardo tinha compreensão de que precisava unir Pernambuco para ser candidato à Presidência da República. E Jarbas tinha consciência de que precisávamos quebrar a polarização que existia no Brasil entre o PSDB e o PT”, relembrou Henry. 

Projeto
O presidente reeleito para o MDB relembra que há mais de uma década a relação é de parceria, lealdade e respeito recíproco.

“Apostamos no projeto de João. O projeto de João deu certo. Eu não vejo nenhuma razão política, um fato só que justifique a gente não ficar com o PSB. Defendemos explicitamente que a nossa linha política no partido é caminhar ao lado de João Campos,  ao lado do PSB para a eleição geral, para a eleição de governador do próximo ano”, enfatizou. 

Por sua vez, João Campos, que na eleição do ano passado ajudou a formar a chapa do MDB no Recife e a garantir a presença de três vereadores pela legenda (o partido elegeu dois em 2020), articulou apoios à reeleição de Henry e não deixou que pairassem dúvidas nos caminhos a serem escolhidos pelo prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda, à frente da maior cidade pernambucana administrada pelo MDB. 

Campos fez costuras ao longo dos últimos meses, destacando a importância de manter a unidade da força popular que o reelegeu em 2024, e consolidando apoios a uma possível candidatura ao governo do estado em 2026. Na véspera da eleição, reuniu líderes do MDB em um hotel na Zona Norte da cidade. Conversou quase três horas com Henry; Paulo Roberto; o prefeito de São Bento do Una, Alexandre Batité; o vereador do Recife Tadeu Calheiros e outros líderes emedebistas. 

Executiva
O acordo entre os grupos antagônicos era que quem vencesse a eleição do diretório formaria a executiva. A atual composição, portanto, não tem nenhum dos integrantes ligados a Dueire ou a Jarbas Filho. Está distribuída entre integrantes da equipe do prefeito João Campos, emedebistas históricos e Paulo Arruda. Além do prefeito de Vitória, compõem a executiva os três filhos - Iza Arruda, Túlio Arruda e Rafael Arruda - e o secretário de Planejamento do município.

Com Henry na presidência, Adriana Vasconcelos, filha de Jarbas Vasconcelos, ficou como 1ª vice-presidente. A 2ª e 3ª vice-presidências estão, respectivamente, com Paulo Roberto e Alexandre Férrer, emedebista histórico; Bruno Lisboa, presidente do diretório do MDB em Goiana e secretário de Gestão, Administração e Fazenda no Cabo de Santo Agostinho, é o secretário-geral do partido. O secretário adjunto é Murilo Cavalcanti, que saiu da secretaria no Cabo e está como assessor especial de João Campos. 

Vogais
A deputada federal Iza Arruda ocupa a 1ª tesouraria; e o 2º tesoureiro é Gustavo Carneiro Leão, ex-presidente do Detran-PE e atual executivo de Planejamento e Projetos no Recife.

O MDB tem quatro vogais, componentes que participam das deliberações:  o líder do governo na Câmara do Recife, vereador Samuel Salazar (1º vogal); o ex-senador Fernando Bezerra Coelho (2º), que já estava no biênio anterior; Túlio Arruda (3º), secretário de Cidadania, Cultura e Paz, no Recife, e pré-candidato a deputado; e Rafael Arruda (4º), candidato a vice-prefeito de Elias Gomes, em Jaboatão, indicado por João Campos.

Estão na suplência o secretário-executivo de Relações Institucionais no Recife, Gabriel Cavalcante; o secretário de Planejamento de Vitória, José Barbosa; o vereador do Recife Tadeu Calheiros e o vereador de Camaragibe Geraldo Alves.

Veja também

Newsletter