Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Reforma administrativa a todo vapor no Estado

Governadora promove mudanças na estrutura da administração estadual, visando redefinir alianças.

Governadora Raquel Lyra ladeada pelos líderes do PP em Pernambuco, deputados Lula e Eduardo da FonteGovernadora Raquel Lyra ladeada pelos líderes do PP em Pernambuco, deputados Lula e Eduardo da Fonte - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Depois de fazer mudanças no comando do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran), a governadora Raquel Lyra (PSDB) deverá colocar o Partido Progressistas (PP) no primeiro escalão do Estado na Secretaria de Turismo. O nome da legenda indicado para liderar a pasta é o do atual superintendente da Caixa Econômica em Pernambuco, Paulo Nery. Ele assumiu o cargo em junho do ano passado por sugestão dos deputados do Republicanos Augusto Coutinho e Silvio Costa Filho, atual ministro de Portos e Aeroportos.

A governadora vem fazendo uma série de mudanças na gestão com o objetivo de acomodar aliados e cortar vínculos com lideranças que não colaboram com a administração. Nesse cenário, o PP tem sido um dos principais apoios de Raquel na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde tem oito deputados e a bancada toda sempre vota favorável aos projetos do Poder Executivo.

Detran
No último sábado, o Diário Oficial trouxe a nomeação do delegado especial da Polícia Civil Vladimir Lacerda Melquíades como novo diretor-presidente do Detran. Ele é indicado do PP e substitui Carlos Fernando Ferreira da Silva Filho, indicação do PL. Já o delegado Guilherme Ramos Mesquita de Freitas assume a Diretoria-Geral da autarquia. Antes, André Trajano de Oliveira ocupava o posto.

Raquel Lyra se afasta do PL, partido que teve três dos seus deputados estaduais na linha de frente contra o Estado na votação do fim das faixas salariais de Pernambuco. Mas mantém proximidade com o grupo dos Ferreira nos bastidores.

Alberto Feitosa, Joel da Harpa e Abimael Santos lideraram protestos na Casa contra o projeto, além do deputado federal Coronel Meira, que também é do PL e esteve na Alepe durante toda tramitação tentando ajudar a derrubar a proposta.

Atuação

No entanto, o deputado Renato Antunes, integrante do mesmo PL, tem uma postura de aliado de Raquel, embora se declare independente. Ontem, questionado se vai mudar depois das demissões de pessoas da legenda, o parlamentar disse que continuará com o mesmo posicionamento: "independente e em favor de Pernambuco". "O que for bom para o Estado a gente vota. Sobre os cargos, a gente nunca pediu. Fomos chamados para cooperar com o Governo. Mas se ela quis tirar, faz parte", afirmou Antunes.

O MDB também perdeu espaço depois de declarar apoio à reeleição do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Dois nomes ligados ao presidente estadual do partido, Raul Henry, foram exonerados no início do mês da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe).

Veja também

Newsletter