Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Renato Antunes e Tadeu Calheiros são indicados líderes de oposição da Câmara do Recife

Vereador Renato AntunesVereador Renato Antunes - Anderson Barros CMR

A oposição na Câmara dos Vereadores do Recife reconduziu Renato Antunes (PSC) como líder do bloco. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (25) por meio de coletiva de imprensa virtual. O vereador Dr Tadeu Podemos (Podemos), será o vice-líder do grupo. A casa legislativa vive uma situação atípica e se organiza em 3 bancadas políticas: uma governista e duas oposicionistas. Isto acontece porque a gestão municipal é considerada progressista e as outras duas bancadas oposicionistas não dialogam ideologicamente. A configuração que existe desde as eleições de 2018, foi renovada para esta legislatura. 

De acordo com o regimento interno da Câmara, como o bloco conservador é maior que o bloco composto pelo PT/PSOL, coube a este grupo indicar a liderança e vice-liderança oficial do bloco de oposição da casa. Apesar da estruturação diferenciada, o vereador Renato Antunes garante que haverá diálogo com todos os parlamentares da Câmara durante este ano. "Nada impede o diálogo com outros blocos, sobretudo quando os temas forem referentes a Cidade do Recife. No que concerne a fiscalização e cumprimento da sua Lei Orgânica e do cumprimento interno da casa. Então não existem dois blocos que se duelam, que estão em briga, pelo contrário, existem divergências ideológicas, enquanto houver o debate ideológico, cada um haverá de respeitar o seu espaço e essa pluralidade vai ser respeitada", pontuou. 

No ano que vem, os parlamentares farão uma avaliação sobre o rodízio da liderança da oposição do bloco. Os parlamentares que compõem a oposição conservadora são: Alcides Cardoso (DEM), Felipe Alecrim (PSC), Fred Ferreira (PSC), Pastor Júnior Tércio (Podemos), Renato Antunes (PSC), Dr Tadeu Calheiros (Podemos).

A maioria dos membros deste bloco possui relação com igrejas evangélicas. Questionado sobre a criação de uma Frente Parlamentar Evangélica, o vereador Renato Antunes explicou que este tema será pautado fora da bancada oposicionista. "Existe já uma bancada evangélica que foi feita na legislatura passada. Mas existe um entendimento de que essa bancada não será evangélica. Será uma bancada cristã, ou seja, será também cristã mas que tenha uma linha mais conservadora. Mas isso eu quero deixar claro que não é do bloco de oposição. Até porque há muitos colegas da base governista que também convergem com a gente na pauta conservadora. Então essa temática será discutida oportunamente com os demais parlamentares com outros blocos, como outros partidos", disse.

Comissões 

É nas comissões que acontecem as discussões políticas dos projetos de lei antes de ir a plenário. Cabe ao presidente da Câmara de Vereadores, neste caso o vereador Romerinho Jatobá (PSB), negociar para contemplar os parlamentares nos espaços e presidências que eles desejarem. O vereador Renato Antunes, em nome do bloco, adiantou que toda a discussão sobre o tema está sendo feita de forma muito "transparente". 

"A oposição tem buscado o diálogo junto a presidência e a mesa diretora para garantir que nas comissões temáticas a oposição se faça presente. Isso aí vai ser respeitado, tem sido respeitado, por exemplo, eu farei parte da Comissão de Legislação e Justiça, acredito que Dr Tadeu pela sua larga experiência, não tem como não estar na comissão de saúde. Os espaços que foram solicitados pelos demais vereadores, Felipe, Alcides Cardoso e o Júnior será discutido. Mas isso é uma discussão interna que não tem nada a ver com base e oposição. A gente não vai brigar, a gente vai exigir o espaço à luz do regimento interno", afirmou.


 

Veja também

Newsletter