Renildo Calheiros fez o meio de campo entre Lupi e o PSB
Da Folha de Pernambuco
Um articulador inesperado foi a chave da retomada da aliança entre PDT e PSB em Pernambuco. O ex-prefeito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), é considerado uma peça estratégica nos bastidores, devido a sua relação de proximidade pessoal com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. As conversas entre as siglas estavam travadas por meses por conta da falta de consenso sobre o espaço que seria ocupado no governo pelos pedetistas. Foi quando o comunista entrou no circuito.
Leia também:
Paulo Câmara empossa novos secretários em cerimônia no Palácio
Lupi almeja vaga no Senado para Zé Queiroz
A presença discreta de Renildo Calheiros no ato de posse do novo secretário estadual de Agricultura, Wellington Batista, chamou a atenção pelo ineditismo, mas logo foi justificada. "A conversa avançou quando Renildo entrou no circuito. Ele é amigo próximo de Lupi desde os tempos de Brasília", relatou um auxiliar estadual, em reserva.
Antes, o PDT de Pernambuco estava se aproximando da oposição e estreitando o diálogo com oposicionistas como o senador Armando Monteiro Neto (PTB). O ingresso no secretariado estadual sela a aliança para 2018.



