Reunião de Barbosa com bancada é o próximo passo
O líder da bancada do PSB na Câmara Federal, Julio Delgado (MG), será o interlocutor responsável por consolidar essa agenda entre Barbosa e os parlamentares socialistas. Segundo o deputado federal Tadeu Alencar (PSB), os detalhes do encontro serão acertados ao longo da semana. “Esse é um processo em que haverá vários momentos de interação do pré-candidato com as instâncias do partido. Na quinta, houve uma reunião dele com uma comissão liderada pelo presidente Carlos Siqueira, mas a bancada se dispôs a fazer um reforço na aproximação com o ministro Joaquim. Afinal, o partido também se expressa pelas posições da sua bancada”, explica Tadeu.
O presidente do PSB Nacional, Carlos Siqueira, reforça que as pesquisas não serão o fator determinante para formalizar a candidatura. “Há outros aspectos, como diretrizes de governo, matriz econômica, social, que necessitam serem completados”, esclarece. Os próximos encontros, como esse da bancada federal, serão feitos discretamente, afirma Siqueira. “Quando a situação estiver pronta, concluída, se anuncia”, conclui. Nos bastidores, há uma cautela de que a exposição midiática comprometa as negociações. Na quinta-feira, o ex-ministro chegou a dizer que ele mesmo não estava convencido a disputar a presidência.
Também se credita a Pernambuco e São Paulo os focos de resistência. Tadeu Alencar admite o interesse do PSB de Pernambuco em se aliar ao PT, mas acredita ser possível ter Barbosa como presidenciável e contar com o apoio petista. “Barbosa vem para fortalecer o campo político, o processo está em aberto”, avalia.



